Origem: Revista O Cristão – Pedras

O Edifício de Pedras Vivas

Deus nos fala em 1 Pedro 2:4-9 sobre um edifício construído com pedras vivas.

“E, chegando-vos para Ele, a Pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus Eleita e Preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a Pedra principal da esquina, Eleita e Preciosa; e quem n’Ela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; e uma Pedra de tropeço e Rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.”

Nunca houve outro edifício construído neste mundo, além do que é mencionado aqui, que tenha sido construído com “pedras vivas”. Este edifício é feito de pedras vivas para mostrar o que está acontecendo internamente. É para “que anuncieis as virtudes d’Aquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz”. Normalmente, quando você constrói um edifício, é por uma questão de privacidade, mas aqui temos um que serve para mostrar “as virtudes d’Aquele que vos chamou”. E é somente usando pedras vivas que se pode fazer isso.

Como o homem constrói neste edifício, ele comete erros e alguns materiais mortos foram colocados nele. Mas, independentemente disso, Deus é o dono do edifício e fez Sua morada ali pelo Espírito.

Tem uma coisa que eu gostaria que você notasse nele, seja como o corpo de Cristo, a assembleia, ou como o edifício. Gostaria de enfatizar Aquele que está ali. Quando se trata de olhar como o corpo, o Senhor Jesus disse: “Aí estou Eu no meio deles”. Isso é dito do corpo como assembleia. Quando se trata de olhar como um edifício, ele então é mencionado como a morada de Deus pelo Espírito. Há uma diferença entre os dois aspectos, que é a presença do Senhor no meio e a presença do Espírito Santo no edifício. A razão pela qual me sinto pressionado a mencionar essas coisas é que acredito que muitas vezes elas são perdidas de vista.

J. L. Erisman

Compartilhar
Rolar para cima