Origem: Revista O Cristão – Pedras

A Casa de Deus

Nos tempos do Velho Testamento, a casa de Deus era um edifício literal feito de pedras e madeira e coberto de ouro (1 Rs 5-6). Mas hoje, no Cristianismo, “a casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo” (1 Tm 3:15) é uma “casa espiritual”, composta por crentes no Senhor Jesus Cristo, que são vistos como “pedras vivas” em sua construção (1 Co 3:9; Ef 2:20-21; Hb 3:6; 1 Pe 2:5).

Os Cristãos frequentemente se referem (de maneira errônea) ao seu prédio de igreja ou salão de reuniões como a casa de Deus. Um caso vem à mente de um irmão que estava descontente com as crianças que estavam correndo e brincando no salão após uma das reuniões bíblicas. Ele comentou: “As crianças não deveriam estar correndo aqui dentro, esta é a casa de Deus!” Mas esse comentário significa na verdade pensar na casa de Deus nos moldes do que ela era no Velho Testamento, no judaísmo. Como mencionei, a casa de Deus nesta dispensação Cristã não é um edifício físico feito por mãos de homens, mas um edifício espiritual. Desse equívoco vem a ideia de que, em determinados horários prescritos, os Cristãos vão à casa de Deus para adorar; por exemplo, às dez horas no domingo de manhã. A verdade é que nós “somos” a casa de Deus (Hb 3:6) e estamos “na” casa de Deus (1 Tm 3:15) o tempo todo – 24 horas por dia, sete dias por semana –, e não apenas quando estamos reunidos com outros Cristãos. (Também não devemos confundir a “casa de Deus” com a “casa do Pai” – João 14:2-3. A casa de Deus é na Terra, enquanto a casa do Pai é no céu).

O testemunho de Deus 

A Igreja, vista como a casa de Deus, é o vaso de testemunho de Deus na Terra para anunciar perante o mundo o verdadeiro caráter de Deus. O apóstolo Pedro indica isso em sua primeira epístola. Depois de dizer que os crentes são a “casa espiritual” de Deus, ele prossegue, dizendo que, como tal, somos responsáveis por anunciar “as virtudes [excelências – JND] d’Aquele” que nos chamou das “trevas para Sua maravilhosa luz” (1 Pe 2:5-9). Então, assim como podemos aprender certas coisas sobre o morador de uma casa olhando para a casa, os homens deveriam ser capazes de olhar para a casa de Deus e ver o caráter de Deus. Se o jardim está mal cuidado, há lixo por toda parte, a casa precisa de pintura etc., isso nos dá uma ideia do tipo de pessoa que mora ali. Por outro lado, podemos olhar para uma casa bem cuidada (até onde os olhos conseguem ver) e concluir que o proprietário provavelmente é uma pessoa organizada. Assim, Deus quer que Seu caráter seja visto na ordem de Sua casa. Uma vez que somos a casa de Deus, o mundo deveria poder olhar para nossa conduta e modos e ser capaz de conhecer o verdadeiro caráter de Deus.

Exterior e interior 

Esta linha da verdade é algo muito negligenciado. Muitos Cristãos têm a ideia de que Deus não está preocupado com o que eles são exteriormente; para eles, o que está dentro é a única coisa que importa. 1 Samuel 16:7 às vezes é usado como justificativa: “O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” (ARA). Mas esse versículo só reforça o argumento de que precisamos prestar atenção ao nosso testemunho exterior. Como os homens não podem ver o que está em nosso coração – somente Deus pode – eles têm que olhar para o que é exterior. Certamente o mais importante é ter um relacionamento com Deus interiormente por fé, mas essa não é a única coisa com a qual os Cristãos precisam se preocupar. Temos uma responsabilidade em relação à impressão que causamos diante do mundo, porque nosso testemunho pessoal reflete em Deus.

As duas principais características de Deus que os Cristãos, como a casa de Deus, devem manifestar diante do mundo são:

Deus, o Salvador – Neste sentido, a disposição de Deus em graça para com todos os homens deve ecoar de Sua casa ao mundo por meio do “evangelho da glória do Deus bem-aventurado” (1 Tm 1:11; 2:3-6). Assim, o favor de Deus em buscar o bem e a bênção dos homens deve ser manifestado diante do mundo por aqueles que compõem a casa.

Deus, o Criador – Neste sentido, os padrões morais de Deus e a ordem moral de Deus nos papéis do homem e da mulher, que Ele estabeleceu desde o princípio da criação, devem ser demonstrados por aqueles que compõem a casa (1 Tm 2:8-15, etc.).

A casa de Deus 

A casa de Deus hoje no Cristianismo é vista na Escritura de duas maneiras.

O primeiro aspecto vê a casa como constituída apenas de crentes verdadeiros (Mt 16:18; 1 Co 3:9; Ef 2:20-21; 1 Tm 3:15; Hb 3:6; 1 Pe 2:5). Como o evangelho ainda está sendo pregado e reunindo o material (“pedras vivas”), este aspecto da casa é visto como ainda em construção e não estará completo até o último crente ser salvo e colocado na estrutura (Ef 2:20-21), quando então o Senhor virá no Arrebatamento e levará a Igreja para casa no céu. Cristo é o Construtor Mestre (Mt 16:18) e a “Pedra angular” da casa (Ef 2:20); sendo Ele também o “Filho sobre a casa de Deus” (Hb 3:6 – TB).

O segundo aspecto vê a casa como tendo dentro dela uma mistura de crentes verdadeiros com crentes meramente professos (1 Co 3:9-17; Ef 2:22; 2 Tm 2:20; 1 Pe 4:17). Os homens são vistos como tendo parte no trabalho de construção da casa, porém, infelizmente, nem todos são bons construtores; alguns estão construindo com material bom e outros com material ruim (1 Co 3:9-17). Tendo Deus atribuído essa responsabilidade aos homens no tempo da ausência do Senhor (Mt 24:45), muitos dos construtores demonstraram desrespeito à ordem de Sua casa e introduziram uma ordem que eles mesmos criaram. Consequentemente, todo tipo de coisas que realmente não deveriam estar na casa foram trazidas para dentro dela, e o resultado foi muita desordem e ruína. A casa de Deus, neste aspecto, é agora como “uma grande casa”, cheia de confusão (2 Tm 2:20). De fato, hoje existe tanta desordem na casa de Deus que sobrou muito pouca coisa que está de acordo com o padrão de Sua casa conforme Sua Palavra. Deus não é indiferente a isso; Ele hoje julga os que estão em Sua casa de maneira governamental (1 Co 3:17; 11:30-32; 1 Pe 4:17).

Nesse segundo aspecto, a casa é vista como “a morada de Deus” na Terra. Ou seja, Ele habita nela pela presença do “Espírito” (Ef 2:22). Uma vez que o Espírito Santo está na casa (1 Co 3:16), aqueles que são meramente Cristãos professos são “participantes do Espírito Santo” de um modo exterior, sem realmente serem habitados pelo Espírito (Hb 6:4). Esse segundo aspecto abrange toda a profissão Cristã na Terra. Por isso, nenhuma assembleia local é chamada de casa de Deus na Escritura.

A casa no Velho Testamento 

A casa de Deus no Velho Testamento tinha dois edifícios adjacentes: a casa do Senhor (1 Rs 5-6) e a residência do rei Salomão (1 Rs 7). Esses dois edifícios exemplificam os dois aspectos da casa de Deus hoje. A casa do Senhor (o templo) estava aberta a todos que viessem a Deus para adorá-Lo, tendo inclusive um pátio para os gentios. No entanto, nem todos os que entravam nos recintos do templo necessariamente tinham uma fé verdadeira. Isso é uma figura do segundo aspecto da casa de Deus hoje, onde há uma mistura de crentes verdadeiros com meros professos. A casa de Salomão era uma série de salas interligadas que estavam fechadas para todos, exceto para ele e sua família. Os gentios que visitavam a terra, e outros em Israel, não tinham acesso a ela. É uma figura do primeiro aspecto da casa, composta apenas por verdadeiros crentes (Synopsis of the Books of the Bible, J. N. Darby, 1 Reis 5-7).

Diferenças notáveis 

Algumas diferenças notáveis entre esses dois aspectos são:

• No primeiro aspecto, a casa de Deus é vista sob a perspectiva da soberania de Deus (Ef 2:20-21); no segundo aspecto, sob a perspectiva da responsabilidade do homem (1 Pe 4:17).

• No primeiro aspecto, as pessoas se tornam parte da casa crendo no evangelho; no segundo aspecto, as pessoas entram na casa fazendo uma profissão de fé em Cristo (2 Tm 2:19), ou sendo batizadas (que é o meio formal para entrar nela).

• No primeiro aspecto, os crentes “são” a casa (Hb 3:6; 1 Pe 2:5); no segundo aspecto, os crentes (e os falsos crentes) estão “dentro” da casa (1 Tm 2:20).

• No primeiro aspecto da casa, o Espírito de Deus habita “nos” crentes (Jo 14:17; At 2:4); no segundo aspecto, o Espírito de Deus habita “nos” crentes e “com” [ou entre] eles (Jo 14:17; At 2:2; 1 Co 3:16-17).

• O primeiro aspecto às vezes é chamado “a casa da realidade”; enquanto o segundo aspecto às vezes é chamado “a casa da profissão”.

B. Anstey

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