Origem: Revista O Cristão – Água
O Caminho da Paz
O Salmo 23:2 nos diz que Ele “guia-me mansamente a águas tranquilas”. Ao lado das águas tranquilas! Que lugar para se deitar, amado, neste mundo de problemas, de inquietação, de corações agitados e inquietos! Quantos o Pastor conduziu através deste vale da sombra da morte e os proveu de uma fonte invisível! Pedro foi instruído pelo Sumo Pastor a alimentar os cordeiros e as ovelhas, e ele pôde dizer: “ao Qual, não O havendo visto, amais; no Qual, não O vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso” (1 Pe 1:8). Essa é a doce porção daqueles que estão experimentando a provação de sua fé.
Você está em apuros? Seus bens não estão aumentando suficientemente? Seus amigos não te estimam muito? Você teme pelo amanhã? Você está em dívida, doente ou em luto? Por acaso o que você temia chegou até você? A mão do Senhor parece pesada sobre você?
A linguagem da fé
Ó amado, por quem Cristo morreu, Deus, por essas mesmas provações, está, em amor infinito, abrindo um caminho para você de profundo gozo, e Satanás faria uma lista com suas dúvidas e medos apenas para pressioná-la contra você. Em qual caminho você andará, aquele caminho de fé ou o da vista? “Não atentando nós nas coisas que se veem”, diz Paulo (2 Co 4:18).
A linguagem da fé é sempre linguagem corajosa, porque confia em Deus e as coisas que se veem não ocupam a mente. Devo dar toda a atenção aos meus problemas ou dar ouvidos à voz do Pastor? Há provações no caminho de fé, mas, amado, a provação é a porta para as lições de gozo e de paz em Cristo. Não hesite na entrada. Nosso próprio Senhor, pelo gozo que Lhe estava proposto, suportou a cruz. “Porque deveras há um fim bom; não será malograda a tua esperança” (Pv 23:18).
Quais foram as coisas que os homens viram Paulo passando? Elas estão registradas em 2 Coríntios 4, como “em tudo somos atribulados”. Ele não poderia ter escolhido um caminho mais fácil? Quantos o fizeram, mas diante dos olhos de Paulo ali se abriu, não o temor de novas provações no futuro, mas o peso muito maior e eterno de glória. Desta forma, confirmamos nosso chamado e eleição, e o coração se familiariza com a perspectiva da glória. Como o velho guerreiro Paulo poderia dizer: “por cuja causa sofro essas coisas, mas não estou envergonhado, porque eu sei em Quem tenho crido e estou persuadido de que Ele é capaz de guardar para aquele dia o depósito que tenho confiado a Ele” (2 Tm 1:12 – JND).
As provações
As provações são apenas para trazê-lo para perto das águas tranquilas em companhia com o Pastor. Se o problema tirou sua felicidade no Senhor, em que sua felicidade estava baseada? O lugar quieto e refrescante não é encontrado pela libertação dos problemas, mas por um caminho mais curto e mais rápido: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pe 1:6-7).
Então o cântico surgirá: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará”. As lições das provações (podem ser amargas) ensinaram à alma essa doce confiança, e um relacionamento pessoal é reconhecido entre o indivíduo e o Senhor. Não é mais “o Senhor é o Pastor”, como Ele sendo Pastor para todos, mas aprendi com deleite que Ele é o meu Pastor. Não é um argumento seco ou um raciocínio, mas uma doce confiança confirmada no fundo do coração. Que sustento para a alma! O Senhor, o Todo-Poderoso, é Quem zela por mim. É verdade que é na fraqueza que temos que aprender essa confiança, porque confiar é reconhecer a fraqueza, e nós temos uma tendência a fugimos disso. A carne não pode fazer isso, mas quando a lição é aprendida e o coração se contenta em confiar, que fonte de força o filho de Deus tem! “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti” (Is 26:3).
O amor do Senhor
As suas circunstâncias são tão terríveis que você não pode encontrar conforto nelas? Então saiba que o Senhor está te cercando, para que você seja forçado a olhar para cima, pois você não pode ver além ou através da dificuldade. Se isso machucar seu orgulho e desapontar suas expectativas, tenha certeza de que o Senhor tem uma coisa melhor para você. Podemos desconfiar d’Ele, mas Ele não descansa até que Ele abra nossos olhos para que possamos ver o Seu amor.
É uma grande coisa ser persuadido [ou, constrangido] pelo amor do Senhor. Isso realmente enche o coração e dá tranquilidade a cada momento. Porque Ele me amou, Se deu por mim. As fontes estão n’Ele mesmo. Assim posso me esquecer de mim mesmo, e me deter somente em Seu amor.
Não vamos, então, procurar andar por vista. Não estejamos cansados da fé, pois para a fé tudo é brilhante, e os pés permanecem firmes sobre a base sólida e eterna da promessa de Deus. O tempo que tivermos nessa vida, permaneceremos assim pela “vontade de Deus”. Existe alguma coisa a que não podemos nos submeter, visto que é a Sua vontade? Só por pouco de tempo temos o problema, “Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará” (Hb 10:37). Amados, Ele é Quem conduz, não nós, e Ele é Quem restaura a alma. Nem um pouco de cuidado pertence a você, mas deixe que o coração seja livre para desfrutar do Seu amor e então declarar o Seu louvor.
Christian Truth (adaptado)
