Origem: Revista O Cristão – Santificação

Santificação e Santidade

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14).

A palavra traduzida como “santidade” neste versículo (na versão inglesa King James) é usada dez vezes nas epístolas e é frequentemente dada como “santificação”. Indica, como alguém disse, o “efeito prático produzido: não a qualidade, mas o caráter em atividade”, ou “santificação… a soma e a medida disso, a coisa como um efeito, como um todo, caracteristicamente, não a qualidade”. A mesma palavra é usada em 1 Coríntios 1:30: “Mas vós sois d’Ele, em Jesus Cristo, o Qual para nós foi feito por Deus santificação”. Somos exortados a “seguir santificação; sem a qual ninguém verá o Senhor”.

O que, portanto, na indescritível graça de nosso Deus, Cristo é feito para nós, nós, estando n’Ele, devemos seguir. A santidade em Hebreus, então, significará correspondência ou conformidade com Cristo glorificado. Pode ajudar ainda mais se outra Escritura for comparada: “E por eles Me santifico a Mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade” (Jo 17:19). A partir disso vemos que Cristo Se colocou à parte, em Sua nova condição como glorificado, como o padrão e Objeto para Seu povo, e que eles serão colocados em conformidade com Ele pela aplicação da verdade à alma deles do que Ele é como o Homem glorificado, o líder de uma nova raça, o Segundo Homem do céu.

Pode ser perguntado: Não serão todos os santos como Cristo quando o virem (1 Jo 3:2)? Por que, então, devemos ser exortados a seguir ou “prosseguir” segundo a santidade? Porque Deus nos quer em comunhão com a Sua própria mente e com o nosso coração colocado no Seu próprio fim e Objeto. Ele apresenta Cristo glorificado a nós como Seu eterno pensamento para o homem, e Ele quer que nós busquemos diligentemente após sua realização. O efeito prático dessa verdade é visto em Filipenses 3, onde o apóstolo diz: “Prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus”. A santidade, de acordo com o pensamento de Deus, é vista em Cristo glorificado, e devemos segui-Lo como assim expresso. Somos encorajados em sua diligente realização pelo lembrete de que sem ela ninguém jamais verá o Senhor. Somente quando O vemos, os propósitos eternos de Deus para o Seu povo – que eles sejam santos e irrepreensíveis diante d’Ele em amor – serão completos e realizados.

Christian Friend, 1897

Compartilhar
Rolar para cima