Origem: Revista O Cristão – A Igreja e a Profecia

Os Profetas e a Profecia

O uso bíblico do termo “profecia” não se limita a predizer eventos, nem é esse o seu significado primário. Ela inclui qualquer comunicação que Deus considere adequada para fazer ao Seu próprio povo ou a qualquer uma das nações. Deus disse a Abimeleque a respeito de Abraão: “Porque profeta é e rogará por ti” (Gn 20:7). Arão foi chamado de o profeta de Moisés (Êx 7:1). O poder de Deus às vezes chegava a indivíduos que não eram reconhecidos como profetas, e eles profetizavam, como, por exemplo, Saul em 1 Samuel 10:10-11. A profecia se tornou em Israel o modo de comunicação que Deus utilizava, por misericórdia, para falar ao povo quando o sacerdócio com o Urim e o Tumim havia sido completamente destruído. Ela começou com Samuel. Elias e Eliseu profetizaram no meio do Israel apóstata. Natã e João Batista também eram profetas.

Os profetas do Novo Testamento 

No Novo Testamento lemos que Filipe teve quatro filhas virgens que “profetizavam”, e que Ágabo predisse que Paulo seria preso em Jerusalém e entregue aos gentios (At 21:9-11). Entretanto no Novo Testamento o profetizar também é usado em um sentido diferente. A palavra significa “falar” (ou, “proferir”), e um profeta pode, portanto, ser descrito como o porta-voz de Deus. Profecias deste tipo são um dom na Igreja para edificação dos santos, trazendo a Palavra de Deus com poder sobre a consciência e o coração dos santos (1 Co 14:15).

O Senhor Jesus foi enfaticamente o profeta de Deus. Quando esteve na Terra Ele disse que as obras que Ele fez e as palavras que Ele falou não eram de Si mesmo, mas eram o que Ele tinha visto e ouvido Seu Pai falar. Ele era Aquele que expunha de forma perfeita a mente de Deus para os judeus e o Proclamador da graça de Deus para um mundo culpado.

A Escritura profética 

A profecia usualmente implicava um estado de coisas arruinado entre o povo de Deus, exigindo Sua intervenção. Algumas das profecias são apelos, lembrando ao povo o que Deus havia feito por eles e declarando quão disposto e pronto Ele estava para abençoá-los se eles fossem fiéis a Ele, embora entrelaçados com isso, existem predições constantes daquilo que será para a bênção de Israel no futuro, depois de terem sido colocados de lado por um tempo. Outras aludem estritamente a eventos que então eram ou ainda são futuros.

Em Romanos 16:26 os escritos do Novo Testamento são mencionados como as “Escrituras dos profetas”, e a assembleia é edificada sobre o fundamento estabelecido pelos apóstolos e profetas do Novo Testamento (Ef 2:20), isto é, a verdade que foi ensinada por eles. Podemos acrescentar as profecias que encontramos nos evangelhos, nas epístolas e no Apocalipse às profecias descritas no Velho Testamento, que iluminam os juízos de Deus sobre a Cristandade apóstata e as nações em geral, a derrota final de Satanás e a bênção universal, terminando com o julgamento dos mortos e uma visão gloriosa do estado eterno.

A extensão da profecia 

A extensão de toda a profecia nos leva ao dia do Senhor, durante o qual temos o julgamento das nações e dos iníquos em Israel, o estabelecimento do reino, e a reunião de Israel e Judá sob o Senhor que é sua justiça. As nações são consideradas mais ou menos de acordo com suas relações com as doze tribos. Esse restabelecimento e bênção de Deus de Seu povo terrenal, em seu Messias, pode ser considerada como um fio de ouro percorrendo todos os profetas. Isso sempre esteve diante de Deus e brilha em todos os lugares. Além e acima de tudo, existe o governo universal de Deus, no qual tudo no céu e na Terra será submetido ao Filho do Homem, que reinará com poder e glória.

A Igreja 

É da maior importância, tanto para o entendimento correto dessas escrituras quanto para uma verdadeira apreciação do que é o Cristianismo, ver que a Igreja não tem lugar nos profetas. Na Igreja não há Judeu nem gentio, e os profetas reconhecem ambos, enquanto cuidadosamente mantêm a distinção entre eles. A profecia trata da Terra e do governo de Deus e suas questões, enquanto o Cristão pertence ao céu, e ele reinará com Cristo no reino.

Adaptado de Concise Bible Dictionary

Compartilhar
Rolar para cima