Origem: Revista O Cristão – Autoridade
A Autoridade da Escritura
A segunda epístola de Timóteo nos apresenta a ruína do testemunho exterior da Igreja e o consequente dever do crente em tal situação. Dois pontos são trazidos diante do crente para guiar seus pés – sua conduta individual e seu relacionamento com a profissão pública do Cristianismo. Em conexão com ambos, Paulo revela a autoridade com a qual nossa alma deve estar diretamente em comunhão, sobre a qual nossa conduta repousa e a regra pela qual ela é guiada. Deve haver a conexão direta e imediata de minha alma com Deus e sujeição imediata à Sua autoridade em Sua Palavra. Alguém pode me ajudar por meio de ministério ou cuidado pastoral, mas ele não se interpõe entre minha alma e a Palavra. Ele pode me levar mais plenamente ao conhecimento do que Deus diz para mim pela Palavra, mas ele não me tira do relacionamento direto. O título de Deus é absoluto e envolve todo o meu ser em obediência. Ele exerce Sua autoridade sobre mim pela Palavra.
Em nossa vida há deveres necessários para com os outros, mas estes são reconhecidos pela autoridade e obediência a Deus em Sua Palavra. Eu devo cumprir todo relacionamento em que Deus me colocou, somente pela Palavra e de acordo com ela. “Mais importa obedecer” é o estandarte do Cristão, mas “mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5:29) é a reivindicação absoluta de Deus. Assim, um crente é obrigado a tomar a Palavra de Deus como a regra final da verdade e conduta, com nada mais entre ele e Deus.
A Escritura dá autoridade
Deus providenciou para Seus santos um guia seguro e certo, um corpo de escritos chamado pelo apóstolo de as Santas Escrituras, para serem recebidas como inspiradas e com autoridade divina. Elas foram reconhecidas pelo apóstolo e da maneira mais solene pelo próprio Senhor, como sendo inspiradas e como demandando fé porque eram inspiradas. Durante Seu caminho terrenal, o Senhor Jesus reconheceu constantemente a autoridade das Escrituras e referiu-Se a elas, seja ensinando ou silenciando aqueles que se opunham a Ele. Se elas não fossem cridas, Ele assegura ao povo, os homens não seriam persuadidos, mesmo que alguém ressuscitasse dos mortos. Mais do que isso, o fato de que algo estava na Escritura lhe dava autoridade, pois a “Escritura não pode ser anulada” (Jo 10:35). Não é que apenas a verdade é encontrada nela, pois pode acontecer até mesmo com os escritos humanos. Antes, as Escrituras são o método ordenado por Deus de autoridade, não meramente da verdade, mas revestido de autoridade divina para a verdade. Como tal, elas são dirigidas a todo o povo de Deus.
A autoridade direta de Deus
Este então é o recurso divino e divinamente dado para o Cristão quando a Igreja está em um mau estado. Eles são capazes de tornar o indivíduo sábio para a salvação por meio da fé em Cristo. A Escritura é o guia certo e individual quando a Igreja está em confusão e pecado. Mais do que isso, a Escritura fornece tudo ao homem de Deus de maneira perfeita. Tudo o que é Escritura é inspirado e proveitoso para tudo que é necessário para tornar o homem de Deus perfeito. Todo aquele que deseja se levantar por Deus diante do mundo e deseja agir em nome de Deus no mundo encontrará na Escritura tudo o que precisa para aperfeiçoar seu estado e competência para o serviço. Outros podem me ajudar a entender o que há ali, mas se alguém procura impedir a exortação direta de Deus sobre mim pela Palavra, ele se interfere no direito de Deus. Isso é verdade, seja um indivíduo ou vários indivíduos, e quanto maior a reivindicação, maior a culpa. Por causa do estado atual das coisas ao nosso redor, o indivíduo deve manter-se firme contra o avanço do mal. Sob tais circunstâncias, a Escritura deve ter o lugar que deveria ter – uma autoridade divina para instruir e reprovar.
A autoridade segura
Finalmente, vamos nos referir a 1 João 2:24: “Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai”. Nada tem autoridade segura para o crente além daquilo que é desde o princípio. Isto somente assegura nossa continuação no Pai e no Filho. Na Escritura tenho essa certeza – eu tenho a coisa em si – em nenhum outro lugar. Nenhum acordo entre Cristãos pode me dar isso – apenas a própria Palavra.
de Scripture: The place It has in this day
