Origem: Revista O Cristão – Princípios do Lar
Definindo um Exemplo
2 Timóteo 3:10
As crianças não precisam ser muito velhas antes de se tornarem hábeis para discernir a verdadeira sinceridade ou a falta dela nos mais velhos. Eles podem não ser capazes de descrever suas reações, mas são influenciados pelo que observam. Portanto, é muito importante que os pais considerem que seus queridos filhos estão observando a eles e a seus caminhos – não que os pais devam agir diante deles de uma forma que não são, mas devem ter muito cuidado para não ter recaídas na consistência de sua caminhada, porque os pequenos olhos e ouvidos assimilarão muito. Eles discernirão se o Cristianismo de seus pais é ou não o tipo prático que governa todo o modo de vida. Seu futuro pode mais ou menos depender do que os pais fazem, e não do que eles aconselham. Isso não é dito para anular a importância de instruí-los nos “os retos caminhos do Senhor”, mas para enfatizar a importância de viver diante deles o que lhes é ensinado de maneira prática.
Qual é o valor se… ?
Que valor teria instruir os filhos de que “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv 15:3) e que Ele os vê quando eles enganam seus companheiros se os filhos veem seus pais tirarem vantagem do vizinho ou do dono do mercado? Da mesma forma, seria ineficaz falar a eles que Deus ouve qualquer mentira que dissessem se observassem seus pais praticando o engano – não que as falhas dos pais sejam desculpa diante de Deus para que os filhos pequem.
O apóstolo Paulo foi o instrumento usado por Deus para a salvação de muitos dos primeiros Cristãos a quem ele escreveu. Ele disse aos coríntios: “eu, pelo evangelho, vos gerei em Jesus Cristo” (1 Co 4:15), eles eram seus filhos na fé, e como seus filhos amados ele os admoestou (v. 14), mas ele enviou Timóteo a eles para relembrarem que os caminhos de Paulo estavam em Cristo (v. 17). Ele era um pai afeiçoado, ensinando seus filhos falando com eles e mostrando a eles, pelo exemplo, como eles deveriam andar. Timóteo também era filho de Paulo na fé, e ele tinha um cuidado zeloso pelo bem-estar espiritual de Timóteo. Paulo escreveu livre e intimamente para ele, e ele falou carinhosamente dele para os outros. Ele deu a Timóteo palavras de “edificação, exortação e consolação”, mas ele não se contentou em parar por aí, e então ele escreveu para ele: “Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade [amor], paciência” (2 Tm 3:10).
A doutrina de Paulo era importante, e continua sendo hoje, pois é toda a verdade que distingue o Cristianismo. Mas Paulo lembrou seu amado filho e companheiro de trabalho de seu modo de vida – era de veracidade, retidão e integridade. Seu propósito era igualmente impressionante, pois era passar por este mundo para a glória de Deus e alcançar o Cristo que havia cativado todo o seu ser. Ele tinha aquela fé do dia-a-dia em Deus e contava com Ele em toda e qualquer circunstância. Vemos muitos exemplos de sua longanimidade em Atos e em suas epístolas, e ele amava os queridos coríntios, embora quanto mais os amasse, menos amavam a ele. Quanto à paciência, ele disse: “Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós, com toda a paciência” (2 Co 12:12). Mesmo a sua autoridade apostólica não foi usada para interferir com o seu exercício de paciência, mas foi demonstrada por meio da paciência.
Pais, considerem seus caminhos
Que os pais Cristãos considerem seus caminhos, e que sejam formados mais segundo o padrão dos caminhos de Paulo para com seus filhos na fé. Os pais ocupam uma posição semelhante, na medida em que devem agir como guias espirituais, físicos e morais para os seus filhos.
Não há lugar onde tenhamos que ser mais cuidadosos para não nos entregarmos à carne, nem permitir recaídas na conduta Cristã, do que no lar. Alguém uma vez disse: “Se você quiser me conhecer, venha morar comigo”. É no círculo familiar onde o nosso estado real é mais apto a ser visto. Oh, que pais jovens possam perceber a grande importância de viver como Cristãos diante de seus filhos! É de grande importância como as pequenas coisas da vida são feitas. E se andarmos conscientemente diante de Deus o tempo todo, não fará diferença se estamos em casa ou na rua, com nossos irmãos em Cristo ou entre os ímpios no trabalho.
The Institution of Marriage and Related Subjects
