Origem: Revista O Cristão – Propiciação e Reconciliação
Você está Reconciliado?
Ele “vos reconciliou” (Cl 1:21). Esta é uma coisa para agradecer por enquanto. Se eu quiser retornar de coração e mente a Deus, preciso ser reconciliado. Deus viu a necessidade e, pela plenitude e perfeição de Seu próprio amor, Ele fez tudo. “E nós conhecemos, e cremos” nisto. Essa é a condição do Cristão, e se você pedir uma prova disso, esta é a resposta: Ele deu a Sua vida. “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou”. Não apenas temos uma natureza perversa em nós (“filhos da ira”), mas, mais do que isso, temos feito o que é errado, pensado o que é errado, falado o que é errado e, além disso, nosso coração está afastado – a inevitável consequência do pecado. Você já viu um servo ou criança fazer algo errado e ficou feliz em encontrar com seu mestre ou pai depois? Acaso a sensação de ter feito algo errado não os mantém afastados daqueles contra quem pecaram? Sim, há afastamento de coração, porque não queremos que Deus venha e diga a nós, como a Adão: “Onde estás?” Há, primeiro, a concupiscência, depois a prática do pecado, e então a mente se afasta e isso em inimizade. Então, nessa condição, Deus vem para trazê-lo de volta. Como Ele pode fazer isso? Arruinado, infeliz, miserável como sou, se Deus é por mim, posso ir a Ele. A graça pode vir e me fazer feliz. Deus vem em graça para me recuperar quando estou assim afastado e Ele me diz que Ele cuidou dos meus pecados. Isso me trará de volta. A lei convence, mas nunca ganha de volta – nunca. É como se disséssemos a Deus: minha consciência me faz não gostar de Ti, ela me deixa infeliz Consigo; tira meus pecados e eu voltarei. Isso certamente é, em essência, o que o evangelho de Deus nos diz, tanto sobre o nosso pecado quanto sobre a Sua graça.
Reconciliação concluída
E Ele reconciliará somente pela metade? Não, Ele a fez completamente: “No corpo da Sua carne, pela morte”. Lá você estava sob seus pecados. Cristo veio como um Homem real e verdadeiro sobre esses pecados que estão afligindo e mantendo você afastado de Deus. Eu O vejo sendo feito pecado, carregando o terrível cálice da ira de Deus, todos os pecados colocados sobre Ele como o bode expiatório. Jesus Cristo vindo em um corpo, não com uma mensagem de que isso será feito. Não, a obra já está consumada. Deus visitou pecadores em amor. Encontro Deus pela fé lá onde Ele me encontrou, e vejo no corpo da carne de Cristo, por meio da morte, que Ele afastou completamente o pecado. Eu não tenho nada a ver com isso. Quem poderia fazer algo para acrescentar a uma obra como essa? Os homens podem menear a cabeça em escárnio, mas a obra está feita total e completamente. Cristo subiu, e Ele foi apresentar você santo e irrepreensível e inculpáveis aos Seus olhos. Ele me fez assim e, quando terminou a obra, Se assentou.
“Havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus”. Pois bem, então, pode-se dizer: “Dando graças ao Pai que nos fez idôneos”.
Se tenho paz com Deus, não há nada entre mim e Ele. A paz é feita; é algo consumado. Agora, você está reconciliado a Deus? Graça, glória e amor, então, são trazidos diante de sua alma pelo Espírito Santo, e você será transformado na mesma imagem de glória em glória. Se eu sei que serei como Ele no dia de Sua Aparição, eu me purificarei a mim mesmo agora, “como também Ele é puro”. Que o Senhor trabalhe em nosso coração por Seu próprio Espírito, conformando a nós, os que cremos, segundo a imagem de Jesus, que em breve será conformada ao Primogênito em glória.
