Origem: Livro: Breves Esboços dos Livros da Bíblia

O Tabernáculo

Tão logo temos um povo redimido no Velho Testamento, temos o pensamento de Deus habitando no meio de Seu povo. Deus não podia morar com eles no Egito, uma terra de idolatria; Ele deve separá-los dessa cena para Si mesmo.

O tabernáculo (ou tenda da congregação) foi construído de acordo com o modelo dado a Moisés no monte Sinai. Consistia primeiramente de um pátio e, dentro do pátio, o próprio tabernáculo. O tabernáculo era dividido em duas partes: o lugar Santo e, separado por um véu, o Santo dos Santos, onde estava a Arca do Concerto (da Aliança – ARA). Foi dentro do Santo dos Santos que Jeová era visto como morando no meio de Seu povo redimido. “E Me farão um santuário, e habitarei no meio deles” (Êx 25:8). Enquanto os filhos de Israel viajavam pelo deserto, o tabernáculo formava o centro de seus acampamentos (Nm 2).

Tal edifício deve ser construído de acordo com as especificações de Deus: “Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus vasos, assim mesmo o fareis” (Êx 25:9). Nenhum detalhe foi insignificante e nada foi deixado à criatividade de Moisés. Encontramos no Novo Testamento que as coisas feitas eram “figuras das coisas que estão no céu” (Hb 9:23). O tabernáculo, seus móveis e os muitos instrumentos eram figuras do verdadeiro. Neles vemos a sombra de Cristo – Sua pessoa e Sua obra.

Compartilhar
Rolar para cima