Origem: Livro: Breves Esboços dos Livros da Bíblia
Genealogias
Os primeiros nove capítulos de Primeiro Livro de Crônicas consistem em genealogias – particularmente importantes para um judeu retornando do cativeiro (Ed 2:59, 62) – porém, dentro deles, existem muitas pedras preciosas para serem encontradas e meditadas (por exemplo, Jabez em 1 Cr 4:9, 10). Voltando a Adão, temos essa linha abençoada pela graça, de acordo com a soberania de Deus.
Ao ler essas genealogias, é útil ver que o natural aparece primeiro e depois o que é espiritual – reconhecido por Deus em graça (1 Co 15:46). Portanto, temos Jafé, Cão e, por fim, Sem (1 Cr 1:5, 8, 17); os filhos de Isaque, primeiro com Esaú e depois Israel (1 Cr 1:34).
No terceiro capítulo, chegamos ao grande objetivo do livro, a genealogia de Davi. A partir do quarto capítulo, passamos do assunto do rei para a nação – Judá, Simeão, Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés, Levi, Issacar, Benjamim, Naftali, Manassés, Efraim e Aser. Benjamin é novamente apresentado a nós no capítulo 9, agora como a linhagem do rei Saul. “E TODO o Israel foi contado por genealogias: eis que estão escritos no livro dos reis de Israel: e os de Judá foram transportados a Babilônia, por causa da sua transgressão” (1 Cr 9:1).
