Origem: Livro: Para Que Te Vá Bem
Procurando um Cônjuge
Talvez você esteja pensando: Para Adão foi fácil! Ele nem precisou procurar uma esposa. Deus deu a Adão a garota mais surpreendente e bonita que alguém poderia imaginar – pelo menos, não acredito que não seja razoável supor isso. Além disso, Eva não teve de esperar por um marido, lá estava ele! Antes de deixarmos nos levar pelo quão simples isto foi para Adão e Eva, lembremo-nos do que aconteceu a seguir. Dentro de um curto período de tempo, talvez dias, Eva foi tudo, mas não uma ajuda para Adão e, ainda pior, Adão falhou em sua liderança. Quão rápido o pecado entrou e estragou esse belo relacionamento estabelecido por Deus.
Apesar das fraquezas de nossos antepassados – fraquezas que herdamos – a promessa de Deus ao homem permanece: “O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor” (Pv 18:22). Encontrar implica uma procura. Embora andemos pela fé e não por vista, ainda assim, andamos. A fé não é inativa. Perseguir nossas próprias vontades não é fé; mas dar um passo na dependência do Senhor é fé. Pedro pode ter afundado, mas pelo menos ele saiu do barco. Ele tinha pouca fé – e muita autoconfiança – no entanto, ele deu passos em direção àquelas ondas tempestuosas.
Não tenho dúvida de que Deus sabe tudo, incluindo com quem nos casaremos, mas isso não significa dizer que nosso cônjuge será entregue à nossa porta, embalado em papel de embrulho marrom e amarrado com fitas vermelhas ou em papel de seda branco e laços cor de rosa. Não, na vida existem exercícios profundos, erros e talvez até lágrimas, mas no devido tempo, se estivermos apoiados no Senhor, haverá alegria e felicidade pela manhã. Convido você a ler Cantares de Salomão[6] para ver como isso é verdade, tanto em nossa vida espiritual quanto também em coisas naturais. E então, rapazes, se vocês desejam uma esposa, preparem-se para algumas ondas – nem tudo será um navegar suave!
[6]  N. do A.: Aliás, Cantares de Salomão não descreve um relacionamento pré-marital; é a restauração do cônjuge à plena confiança e amor do noivo; a intimidade descrita está dentro do casamento. Se tivermos isso em mente, as lições contidas nesse livro serão interpretadas corretamente. ↑
E quanto à garota? O livro de Provérbios – de onde acabamos de citar – é, em muitos aspectos, dirigido aos jovens rapazes (Pv 1:4). Os nove primeiros capítulos são especialmente a orientação de um pai e de uma mãe para seu filho. Mas a Escritura não fala nada da garota desejando um marido? Certamente que sim, e consideraremos alguns exemplos posteriormente. Por enquanto, proponho este versículo: “[ela] fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor” (1 Co 7:39). A partir disso, podemos concluir que a mulher fará uma escolha – com quem quiser. Do ponto de vista da Escritura, seu papel pode ser mais passivo, mas também não é totalmente inativo. Seu comportamento será a chave para quem ela atrai. Os passos que tomar serão igualmente importantes e exigirão tanta fé quanto do jovem rapaz, se ela procura encontrar um marido com a aprovação de Deus.
