Origem: Livro: Para Que Te Vá Bem
O que Você Está Procurando?
Um cônjuge! Sim, entendi; mas vamos tentar este exercício mental simples: imagine o garoto ou a garota dos seus sonhos. Se você não é do tipo visual (e, a propósito, mesmo que seja), pense nas qualidades que estão no topo da sua lista – afinal, as qualidades devem ser mais importantes do que a aparência! Agora, pergunte-se honestamente: Onde tem estado meu foco? Tem sido nas minhas necessidades – aquelas coisas que me satisfarão; aquilo que me fará feliz? Antes de avançarmos, vamos esclarecer: seu cônjuge não te satisfará e você não o satisfará. Com base nos princípios das Escrituras expostos na primeira seção deste livreto, Deus criou homens e mulheres para formar um relacionamento complementar; precisamos encontrar alguém para nos complementar e não somente para nos satisfazer. Agora, em vez de perguntar o que há no relacionamento para mim, que tal perguntar: O que há no relacionamento para meu futuro cônjuge? Ou, mais importante: O que há nele para o Senhor? “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). “Para que em tudo Deus seja glorificado” (1 Pe 4:11). O casamento não está incluído nesses versículos?
O casamento não tem a ver com o eu. Até que deixemos esse modo egoísta de pensar, uma grande parceria é apenas um sonho romântico. No dia do casamento, não tenho dúvidas de que a noiva e o noivo estarão subconscientemente pensando no que os aguarda. Ah, eu tenho certeza de que não colocariam dessa maneira – mas o pensamento velado está ali. Francamente, a menos que tenham tratado isso antes, eles realmente têm pouca ideia do que realmente sejam as necessidades do outro. Apesar do fato de que nós – homens e mulheres – vivemos no mesmo planeta, assim como nos entendemos um ao outro, às vezes parece que viemos de mundos diferentes. Obviamente, isso não é verdade – temos um Criador que sabia muito bem o que estava fazendo. No entanto, quanto menos suposições fizermos sobre o sexo oposto e mais estivermos dispostos a aprender um com o outro, mais felizes seremos. Não suponha que se estou satisfazendo minhas necessidades, então claramente devo estar satisfazendo as dela (ou dele) – isto está errado!
Tem a Bíblia alguma indicação do que deveríamos procurar em um cônjuge? Com certeza! Vamos começar com a garota. Que qualidades ela deveria procurar em um homem? Uma vez que o marido deve ser o cabeça, certamente ela deve procurar qualidades adequadas a esse papel. Homens mandões são maridos ruins – liderança não é ditadura. Procure alguém que possa prover orientação espiritual e prática em casa, que seja capaz de liderar e dirigir e, quando solicitado, tome as decisões difíceis. Curiosamente, muitas das qualidades exigidas para um presbítero e diácono representam traços desejáveis no marido. De fato, alguém que não seja um bom marido e pai, não está qualificado espiritualmente para assumir um papel de supervisão ou mesmo de serviço na assembleia. “…marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia” (1 Tm 3:2‑4). Pense no homem descrito por esses versículos – e naqueles que não têm essas características.
De acordo com as Escrituras, o marido deve prover para sua esposa e filhos. Isso não significa dizer que a esposa não pode ajudar – de fato, ela pode muito bem ajudar, principalmente antes de ter filhos. No entanto, o apóstolo fala de modo firme sobre a responsabilidade do homem: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus [não provê para os seus – JND] e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 Tm 5:8 – ARA). Em Provérbios lemos: “Prepara fora a tua obra, e apronta-a no campo, e então edifica a tua casa” (Pv 24:27). Eu questionaria os motivos de um jovem que esteja procurando uma garota, quando ele não tem meios para mantê-la. A responsabilidade recai sobre quem? Sobre ele ou ela? As palavras que Noemi falou a sua nora vêm à mente: “Minha filha, não te hei de buscar descanso, para que fiques bem?” (Rt 3:1 – ARA). Noemi não estava procurando um marido rico para Rute, para que então ela pudesse se acomodar com servos prontos a servi-la; este não é o descanso que ela procurava. A noiva em Cantares de Salomão descreve assim aquele descanso: “Eis que és formoso, ó amado meu, como amável és também; o nosso leito é viçoso. As traves da nossa casa são de cedro, e os caibros de cipreste” (Ct 1:16-17 – AIBB). Ele era formoso e gentil, com certeza, mas além disso, ele proveu descanso, segurança e abrigo. Para algumas mulheres isso pode ser traduzido como maturidade e força. Confio, no entanto, que você é mais sábia do que isso; o físico é uma avaliação superficial de um homem (ou mulher).
E sobre o homem; existem versículos semelhantes que descrevem o que procurar em uma esposa em potencial? Certamente existem. Provérbios 31 imediatamente vem à mente. “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de rubis. O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida” (Pv 31:10-12). Esta sim, é uma ajudadora! Se o capítulo 31 de Provérbios descreve a mulher a ser procurada, o capítulo 5 descreve aquela que deve ser evitada. “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno” (Pv 5:3-5). A palavra estranha neste contexto não significa esquisita. Sem dúvida, essa mulher tem muito charme natural. Ela é estranha porque não tem nada em comum com um jovem piedoso.
Encontramos advertências e exortações semelhantes no Novo Testamento: “E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém. Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa e não deem ocasião ao adversário de maldizer” (1 Tm 5:13-14). Embora possa não ser o principal papel da esposa ser provedora da família, o que ela está fazendo enquanto permanece solteira? Ela é uma fofoqueira intrometida? “Ocupai-vos até que eu venha” deve ser verdade para todos os servos de Deus – homem ou mulher (Lc 19:13 – KJV). A mulher virtuosa, de Provérbios 31, é trabalhadora, complementando a renda do marido na medida do possível; suas mãos são mencionadas sete vezes. Nesta economia moderna, essa atividade pode ser mais mental do que manual e não há nada de anti-bíblico nisso.
Há muitos outros versículos que poderíamos recorrer com relação ao marido e à esposa em potencial. Se você está procurando um cônjuge piedoso, a Escritura fornece um retrato detalhado.
