Origem: Livro: Para Que Te Vá Bem
Rapazes, Assumam a Liderança!
Nos exemplos bíblicos que consideramos, é o homem que toma a iniciativa de procurar uma esposa. Não apenas acredito que isso esteja correto e apropriado sob a perspectiva da Escritura, mas quando homens e mulheres aceitam suas responsabilidades dadas por Deus, eles crescem e prosperam. Rapazes, se vocês querem ver uma garota responder, corteje-a! A noiva expressa bem isso no Cantares de Salomão: “Leva-me tu, correremos após ti” (Ct 1:4). Por outro lado, um jovem que se recusa a assumir a liderança – a agir como pretendente – demonstra falta de maturidade. O versículo: “Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher” (Gn 2:24), é encontrado quatro vezes na Escritura. O jovem deve estar pronto – espiritual, emocional e praticamente – para se afastar de seus laços anteriores, para assumir seu lugar como marido e chefe de uma nova casa. Isaque era bastante velho antes de Abraão, seu pai, procurar uma esposa para ele. A essa altura, ele estava pronto, tanto emocionalmente quanto na prática, para sustentar uma esposa. Alguns homens, quando jovens, se envolvem em relacionamentos com namoradas que claramente podem não chegar a lugar algum – exceto, talvez, a problemas! Os hormônios estão muito à frente de sua maturidade – ainda há muito crescimento e desenvolvimento que precisam ocorrer antes que eles estejam em condições de ter uma esposa.
Claramente, nem todo jovem é intrépido, do tipo conquistador. Alguns são tímidos e reticentes. Eu entendo isto. É preciso uma boa dose de coragem para abordar uma garota. Independentemente disso, em algum momento, o rapaz deve mostrar alguma iniciativa. Não presuma que a liderança sempre deve ser caracterizada pelo impulso agressivo, associado ao temperamento do tipo conquistador. De fato, isso pode ser um verdadeiro balde de água fria. Existem outros estilos de liderança. Um servo líder coloca os outros em primeiro lugar, ajudando-os a crescer e brilhar de acordo com suas habilidades individuais. Que garota não responderia a isso?
Eu já disse isso e vou repetir: Rapazes, comecem de joelhos! Em segundo lugar, observem. Observem como uma garota se comporta em sua família, na assembleia, em conferências bíblicas e em outras atividades. Se uma garota é desrespeitosa ou desdenha seu pai ou mesmo seus irmãos, é um forte indicador de como ela tratará os homens em geral. Os ambientes de grupo são uma maneira descontraída de interagir com outros jovens sem dar a impressão errada. Não tenha medo de iniciar uma conversa. Se o primeiro interesse que você mostra a uma garota é expresso pela pergunta: Você quer sair comigo? Ela provavelmente olhará pra você com uma expressão confusa e perguntará: Por quê?
Conversar não é fácil para alguns rapazes – nem mesmo bater um papo. Para uma pessoa tímida, a conversa pode até ser um obstáculo. Quando as palavras falham, a tendência é preencher as lacunas com conversa sobre si mesmo. Pode não haver intenção de parecer centrado em si mesmo, mas isso pode facilmente ocorrer dessa maneira. Interesse-se pela outra pessoa, pergunte sobre ela – mas não a interrogue. Assuma a liderança na conversa e faça perguntas que demonstrem um interesse genuíno pelo que ela está dizendo. Se você não pode demonstrar interesse por outra pessoa, como espera passar sua vida com ela? Claramente, duas pessoas tímidas juntas é uma cena dolorosa de se ver! Às vezes, o foco em ter de inventar algo para falar torna-se penoso. Tente praticar uma atividade juntos, pois isso pode ajudar a quebrar esse constrangimento. Em todas as suas conversas, seja aberto e honesto. Não leve uma garota a desacreditar suas intenções.
Certamente nem todos os rapazes são introvertidos. Não, há muitos que vão para o outro extremo. Eles tentarão bater papo com qualquer garota bonita que apareça em seu caminho. A busca por uma esposa não é um esporte! Corações estão envolvidos; talvez não o seu, mas possivelmente o da garota com quem você está flertando. Enganar uma garota não é amoroso nem gentil. Uma garota sábia guardará seu coração e não cairá na língua do bajulador: “a boca lisonjeira obra a ruína” (Pv 26:28). Não pretendo sugerir que não se possa falar com uma garota a menos que ela seja a pessoa certa, mas isso deveria ser feito de uma maneira que indique claramente suas intenções. Se é apenas para ser amigável, mantenha-o assim; não fique flertando!
Num tom mais amplo: seja um cavalheiro! Isso não está muito na moda, especialmente nos dias de hoje. Atos de bondade, antes considerados corretos e adequados, não apenas foram abandonados pelos homens, mas em muitos casos, são rejeitados pela mulher. Todavia, independentemente da etiqueta moderna (ou da falta dela), as mulheres respondem ao respeito. O ato de abrir uma porta para uma garota ou oferecer-se para carregar algo pesado indica que você se importa com ela. “Amai-vos cordialmente uns aos outros” (Rm 12:10). Eu sugeriria à garota que essas coisas funcionam melhor quando não são exigidas; por outro lado, mostre sua gratidão quando um gesto é apreciado. Provocar pode ser divertido, mas apenas se ambas as partes estiverem gostando. Para todos nós, existem coisas que estão fora dos limites; aprenda a ler a outra pessoa e não brinque com coisas que magoam ou sejam grosseiras. Rapazes, puxar o rabo de cavalo ou a trança das garotas ficou na escola primária; tal comportamento é imaturo e, embora possa chamar a atenção dela, não a agradará. “Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos” (Ef 4:32).
