Origem: Livro: Justificação

Justificação Perante o Homem

A confusão quanto à epístola de Tiago tem sido tão grande que alguns acham que ela contradiz Paulo. (Martinho Lutero teve divergências com o livro.) Nada poderia estar mais longe da verdade. A chave para Tiago é encontrada neste versículo: Mas dirá alguém: Tu tens a fé e eu tenho as obras: mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tg 2:18). A Epístola de Tiago pergunta: Onde está a evidência de sua fé? Não posso mostrar minha fé a alguém, exceto pelos frutos que ela produz. A fé, como o vento, não pode ser vista; os efeitos, entretanto, são muito visíveis. “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tg 2:26). A fé sem obras é morta – tão sem vida quanto o corpo sem o espírito. A fé morta não é fé alguma; está morta, não está morrendo ou como tendo morrido – ela está morta.[16] Os demônios também creem e tremem (Tg 2:19). Nenhuma quantidade de obras produzirá fé ou comunicará vida a alguém que não é salvo.
[16] πίστις χωρὶς ἔργων νεκρά ἐστιν.

Quando Tiago fala de Abraão sendo justificado pelas obras, a que ele está se referindo? É o incidente encontrado em Gênesis 22: “Nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? (Tg 2:21). Por outro lado, quando Paulo escreve sobre Abraão, a que ele se refere? “Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado [contado KJV] como justiça… Mas, àquele que não pratica, porém crê Naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada [contada – KJV) como justiça” (Rm 4:3, 5). Encontramos isso em Gênesis 15: “E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça” (Gn 15:6). Tiago e Paulo trazem dois eventos diferentes da vida de Abraão. O de Paulo vem primeiro e está separado do incidente mencionado por Tiago por pelo menos trinta anos. Cada escritor usa aquilo que é consistente com sua mensagem. Paulo fala daquilo que é voltado para Deus; é justificação diante de Deus. Tiago apresenta a prova da fé de Abraão; é justificação diante do homem. A fé de Abraão foi corroborada por sua obediência a Deus.

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