Origem: Livro: A Presença e Poder do Espírito de Deus

O Fruto do Espírito

Agora veja Gálatas 5:22-25 para mais um grande benefício do Espírito habitando em nós. “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança; Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”.

A seguir, veja 2 Coríntios 3:17-18: “Ora o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, contemplando a glória do Senhor, com cara descoberta, somos transformados na mesma imagem de glória em glória, como pelo Senhor o Espírito” (JND).

Aqui é outra coisa. O Espírito de Deus habita no crente para produzir fruto em sua vida. Nota: a palavra é “fruto”, não frutos. Embora haja nove partes diferentes, há apenas um fruto. O que o Espírito gostaria de fazer na sua vida e na minha é produzir conformidade moral com Cristo (para nos tornar semelhantes a Cristo). As nove partes do “fruto do Espírito” são as características de Cristo – Seu caráter exibido nos santos. Como isso acontece? O Espírito de Deus escreve Cristo nas “tábuas de carne do coração”, como diz 2 Coríntios 3:3; e como Cristo está impresso em nosso coração, nos tornamos mais semelhantes a Ele; e isso se mostrará no caráter de nossa vida.

Agora, o que ele está dizendo aqui, no versículo 17 de 2 Coríntios 3, é que o Senhor é o “Espírito” de todas as Escrituras do Velho Testamento. Ou seja, Ele é a essência de tudo o que está escrito nelas. A palavra “espírito” é usada em outro lugar da mesma maneira – veja Apocalipse 19:10 – “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. De qualquer forma, quando tomamos as Escrituras do Velho Testamento, devemos ver Cristo lá, porque quando Deus as escreveu, Ele tinha Cristo diante de Si. Se quisermos ler as Escrituras e delas tirar alimento, também devemos ter Cristo diante de nós (Compare João 5:39). Paulo está falando da leitura das Escrituras do Velho Testamento, no versículo 14, e está dizendo que o Senhor é o espírito de todas essas passagens do Velho Testamento. Mas agora ele diz: “e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade”. Temos agora (no Cristianismo) a habitação do Espírito, e Ele nos dá liberdade para olharmos para o rosto do Senhor Jesus Cristo, onde Ele está agora em glória. E como estamos ocupados com Cristo e em nosso lugar n’Ele, o versículo 18 nos diz que o Espírito realiza uma obra silenciosa em nós – escrevendo Cristo sobre o coração e, assim, somos transformados à Sua imagem. Em outras palavras, somos feitos como Cristo moralmente. Paulo acrescenta, “de glória em glória”; isso significa que esse trabalho vai um pouco de cada vez – passo a passo, um pouco aqui e um pouco ali. E é assim que somos transformados – como a conformidade moral a Cristo é produzida em nós. À medida que crescemos e progredimos em nossa vida Cristã, nos tornaremos mais parecidos com Cristo!

Esta é apenas outra grande função do Espírito de Deus – tornar-nos moralmente semelhantes a Cristo, o Filho de Deus. Tem sido dito que Deus amou tanto o Seu Filho que propôs encher o céu de filhos tais como Ele. Ele está atualmente no processo de levar “muitos filhos à glória” (Hb 2:10). Na medida em que estamos ocupados com o Filho de Deus, essa transformação pelo Espírito ocorre.

Vimos cinco coisas diferentes nas quais o Espírito de Deus, estando presente em nós, faz:

  1. Ele nos dá a certeza de nossa salvação.
  2. Ele nos faz conhecer e desfrutar de nossas bênçãos.
  3. Ele nos dá discernimento para o caminho.
  4. Ele nos dá poder para viver uma vida santa para a glória de Deus.
  5. Ele nos transforma na mesma imagem do Senhor.
Compartilhar
Rolar para cima