Origem: Livro: A Epístola aos HEBREUS
CONTRACAPA
A epístola aos Hebreus trata do esforço envolvido quando judeus deixam o judaísmo para receber o Cristianismo. Tendo sido criados em uma longa e grande herança no judaísmo, que lhes foi dada por Deus por meio de Moisés, é compreensível que tivessem dificuldade em abandonar tal herança. Suas consciências haviam sido formadas para adotar aquele modo judaico de se aproximar de Deus; desistir disso fez com que se sentissem como se estivessem violando sua consciência.
O que eles precisavam entender era que toda ordem levítica no judaísmo era uma coisa provisória. Ela foi dada a eles por Deus até a vinda de Cristo e o estabelecimento do “novo e vivo caminho” no Cristianismo (Hb 10:20). Assim, o mesmo Deus que havia estabelecido o judaísmo há muito tempo agora estava chamando-os para fora disso porque Ele tinha algo melhor para eles no Senhor Jesus Cristo.
O escritor da epístola, que os estudiosos acreditam ser Paulo, fornece várias razões escriturais por que a aproximação Cristã de Deus é “melhor” (uma palavra que caracteriza a epístola) e conclui que cada judeu que crê no Senhor Jesus Cristo deve sair a Ele “fora do arraial” do judaísmo, por que Ele não está mais identificado com isso.
