Origem: Livro: Esboço Sobre o Livro De APOCALIPSE
Éfeso – A Igreja Sem Amor – Cap. 2:1-7
A assembleia em Éfeso representa a Igreja historicamente, desde os dias imediatamente após os apóstolos, até o ano 167 d.C.
Essa igreja era aparentemente irrepreensível em seu testemunho diante do mundo, mas internamente estava numa condição decaída. Havia solidez de doutrina e zelo piedoso pela santidade, como provado em sua disciplina exercida sobre toda falsidade, mas a fonte interior de afeição por Cristo estava tristemente interrompida. Os tessalonicenses foram marcados pela “obra da vossa fé, do trabalho da caridade [amor – JND], e da paciência [perseverança – JND] da esperança” (1 Ts 1:3). Isso praticamente marcou a condição da Igreja como um todo naqueles primeiros dias. Mas agora, poucos anos depois, havia apenas “obras”, “trabalho” e “paciência”. A fé, a caridade [amor] e a esperança que uma vez foram a força motriz de suas atividades, se dissiparam.
Declínio havia entrado, não porque eles não estavam servindo mais ao Senhor, mas porque suas afeições por Ele haviam diminuído. O Senhor lhes diz: “deixaste o teu primeiro amor” (v. 4 – ARA). A raiz de todo fracasso na Igreja pode ser atribuída à deserção no coração. Algo havia causado esfriamento no amor que uma vez existiu em seus corações, e o Senhor sentiu isso. A palavra traduzida como “primeiro” na língua original pode ser traduzida como “o melhor”, como é em Lucas 15:22. Assim, “primeiro amor” não se refere ao que é primeiro em tempo, mas ao que é primeiro em qualidade. É o nosso principal (ou melhor) amor que o Senhor quer. T. B. Baines disse: “O que é para o Noivo amoroso que a noiva seja impecável em seu comportamento, se suas afeições estivessem esfriando? A mera conduta apropriada ou a diligência no dever satisfazem o coração que anseia por amor?”.
Sinais desta decadência do primeiro amor estavam em evidência entre os santos nos dias dos apóstolos (2 Tm 4:10; 3 Jo 9), mas não demorou muito para que a Igreja em geral fosse marcada por essa decadência. (Veja Jeremias 2:2).
A palavra para o vencedor em cada uma das igrejas mostra que há uma maneira de se recuperar da condição que prevaleceu naquela igreja em particular – mas é tudo em um nível individual. O Senhor diz: “Quem tem ouvidos, ouça…”. Ele não diz: “Os que têm ouvidos, ouçam…” O ponto que devemos tirar disto é que não precisamos estar contentes com o estado geral que marca os Cristãos como um todo; podemos nos elevar acima dele e caminhar de uma maneira que receba a aprovação do Senhor.
