Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Homem Moisés
Êxodo 2 e 3
Não havia muita coisa sobre o Egito que Moisés não soubesse. Ele não era apenas muito inteligente, mas também era um bom orador. Ele também estava em uma posição muito importante como filho adotivo da princesa. Isso era o suficiente para deixar qualquer homem orgulhoso de si mesmo e seguro de seu futuro.
Mas havia algo dentro do coração de Moisés que o deixava infeliz. Havia pessoas no Egito que estavam passando por momentos difíceis. Elas estavam trabalhando muito duro como escravas e recebendo broncas e surras em vez de pagamento. Isso o incomodava principalmente porque ele sabia quem eram seus verdadeiros pais – ele sabia que por nascimento ele realmente era um daqueles escravos. Era como se eles fossem seus próprios irmãos, e sua boa vida no palácio não conseguia fazê-lo esquecer que aqueles escravos eram na realidade seu povo.
Um dia, Moisés saiu sozinho para observá-los trabalhando, mas viu mais do que isso. Ele viu um egípcio espancando um dos seus trabalhadores, e aquilo não era justo. Moisés era um homem forte, então ele olhou para um lado e para o outro para ter certeza de que ninguém estava olhando. E então ele matou aquele egípcio e o enterrou na areia.
Mas nunca dá para ter certeza. Se você quer esconder o que você está fazendo, é melhor não fazer.
Moisés saiu de novo outro dia e viu uma briga, mas dessa vez eram dois de seu próprio povo que estavam brigando entre si. Dessa vez ele queria ser um pacificador para que eles fossem amigos novamente. Mas o agressor ficou bravo com Moisés por interromper a briga. “Quem fez de você um príncipe e um juiz sobre nós?”, perguntou ele. “Acaso você vai me matar como matou o egípcio ontem?”
Agora Moisés sabia que alguém tinha visto o que ele fez àquele egípcio e que o rei descobriria. Quando Moisés viu que estava em apuros, ele rapidamente deixou o Egito e a boa vida que tinha no palácio e foi embora para Midiã. Mas seu povo ainda era escravo no Egito, trabalhando em condições difíceis fabricando tijolos para o rei.
Deus tinha uma grande obra para Moisés fazer, mas ele não estava pronto para ela ainda. E Deus tinha uma grande surpresa para aqueles pobres escravos trabalhadores, mas eles também não estavam prontos para ela.
Não fique zangado se Deus fizer você esperar. Ele quer que você esteja pronto para a bênção que Ele tem. Você pode perguntar: “Pronto? Como posso estar pronto?” Você está pronto quando deixa Deus fazer o que Ele quer. Ele o ama e quer salvá-lo de seus pecados agora mesmo, por meio do precioso sangue de Seu querido Filho. Você está pronto para deixar Deus salvar você? Ou você quer discutir com Ele primeiro?
Moisés já era um homem salvo, mas suas riquezas, educação e força não o tornavam pronto para ser usado por Deus para salvar seu povo da escravidão. Deus é Quem é sábio, forte e amoroso, não Moisés, nem você, nem eu. Você está pronto para ser usado por Ele para ajudar os outros?
Enquanto Moisés estava vivendo em outro lugar, ele aprendeu o que Deus queria que ele soubesse. Depois de muitos anos, Deus o enviou de volta ao Egito, e ele libertou seu povo da escravidão. Você e eu já aprendemos que Deus está sempre certo?
“O caminho de Deus é perfeito; a Palavra do SENHOR é provada” 
Salmo 18:30
