Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Fogo Estranho
Levítico 10
Se você estiver acampando em uma noite fria, será um grande desafio acender uma fogueira se você não tiver fósforos. É preciso ser um campista habilidoso para fazer isso. Mas, se ele realmente precisa de uma fogueira, provavelmente conseguirá.
Aqui está um desafio maior. Você ou eu por acaso chegamos ali e vemos uma fogueira com uma panela de água fervendo e uma panela com peixe fritando e ninguém por perto. Se não vemos nenhuma pista, como podemos dizer como o fogo foi aceso? Deus certamente sabe a resposta, mas nós não teríamos como descobrir. Talvez haja outras fogueiras por perto, onde outros campistas estejam cozinhando o jantar. Será que este fogo foi aceso por um deles? Simplesmente não dá para dizer. Agora, deixe-me contar uma história sobre um fogo, e por ser uma das histórias de Deus sabemos que é verdade.
Nadabe e Abiú eram os dois filhos mais velhos do sumo sacerdote Arão. Eles se lembravam bem de quando estiveram no alto do monte santo com seu pai, e eles conheciam bem sua religião. Agora eles estavam vestidos com vestes sacerdotais e tinham um lugar muito importante na adoração ao Senhor. Seu dever era carregar um incensário com incenso fumegante nele. (Um incensário era um pote de metal que continha brasas acesas. O sacerdote aspergia (borrifava) incenso feito de especiarias aromáticas sobre as brasas. À medida que o incenso queimava, ele emitia uma nuvem de fumaça de cheiro suave.) Tenho certeza de que era uma visão muito impressionante. Nadabe e Abiú eram homens religiosos importantes e estavam fazendo seu trabalho.
Mas… havia algo errado. Deus havia dito a eles exatamente onde obter as brasas para acender o incenso. Eles deveriam obtê-las do fogo do grande altar de cobre onde Deus havia ordenado que um animal limpo fosse oferecido em sacrifício a Ele. Esta era a única maneira correta de acender o incenso, porém eles o acenderam a partir de alguma outra fonte. Provavelmente ninguém sabia o que eles haviam feito, nem mesmo seu pai. Mas Deus sabia. Eles estavam oferecendo a Deus fogo estranho.
Quem poderia dizer que eles tinham obtido o fogo de alguma outra fonte? Ninguém, a não ser Deus. Você e eu encontraremos Deus também, e muitos de nós oferecemos nosso louvor a Ele agora e costumamos nos reunir para adorar. Mas nossa adoração deve ser de acordo com as instruções d’Ele. Ela deve começar com o sacrifício perfeito de Cristo na cruz, onde Ele sofreu o juízo de Deus contra o pecado. Se você oferecer qualquer louvor que não comece com esse sacrifício perfeito, Deus não aceitará você.
O sacrifício de Cristo na cruz não é apenas para todos – é para você pessoalmente. Deus deu a você e a mim a Bíblia para que saibamos que nada além da morte de Cristo nos tornará bem-vindos em Sua presença.
Deus nos conta o que aconteceu com aqueles dois sacerdotes. “Saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu”. Bem ali, de repente, aqueles dois homens estavam mortos. Seus primos vieram e carregaram seus corpos. O pai deles era um sacerdote fiel e seu coração estava muito triste, mas ele não podia salvá-los. Se eles tivessem utilizado o fogo do holocausto sobre o altar de cobre, eles teriam vivido. Mas eles fizeram sua própria escolha e desobedeceram a Deus.
Nós também temos uma escolha a fazer antes de encontrarmos Deus. Podemos escolher o Salvador que morreu pelos pecadores, ou podemos escolher outra coisa e desobedecer a Deus. Vestes, religião e incenso não vão salvar você da ira de Deus, mas o Senhor Jesus, que ama você e morreu por você, pode salvar você agora mesmo. Você O aceitará como o sacrifício pelos seus pecados?
“Debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” 
Atos 4:12
“Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” 
Efésios 2:8-9
