Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Perdi a Lâmina do Machado
2 Reis 6
Não foi uma surpresa agradável. Um lenhador não pode fazer muito quando, de repente, percebe que colocou toda a sua força em um golpe poderoso e a lâmina de ferro do machado subitamente se desprendeu, voando pelos ares, enquanto ele permanece segurando apenas o cabo. Isso definitivamente não é uma boa surpresa.
Assim foi que aconteceu: um grupo de jovens, filhos dos profetas, vivia junto na terra de Israel. Decidiram que seus alojamentos eram pequenos demais e que deveriam encontrar um bom lugar para construir um novo espaço.
Eles encontraram o local ideal próximo ao Rio Jordão e tinham à disposição um suprimento de machados para realizar o trabalho. Contudo, havia mais um ponto a considerar: eles queriam que Eliseu fosse com eles? Eliseu era conhecido como um homem de Deus.
Quando você faz um plano como esse, deseja que um homem de Deus esteja ao seu lado? Nos dias de hoje, pode ser difícil encontrar um homem de Deus disponível para acompanhá-lo, não apenas para abençoar o trabalho ao final, mas para estar presente em cada movimento e conversa. Contudo, você pode levar uma Bíblia consigo e lê-la diariamente, além de orar sobre cada pequeno problema que surgir e agradecer por tudo o que Jesus já fez por você. É assim que você encara seus projetos? Deus está disposto. E você?
Os homens pediram a Eliseu que os acompanhasse, e ele respondeu: “Eu irei”. Então, começaram a trabalhar. Um dos homens, que não possuía machado, pegou um emprestado e ajudou no trabalho enquanto todos começavam a cortar as árvores para a construção com as toras. Os machados estavam em movimento, e as lascas voavam por toda parte. De repente, um dos trabalhadores percebeu que estava segurando apenas o cabo de madeira, pois a cabeça do machado havia se soltado e caído no rio com um grande “tchibum”.
Agora, esse trabalhador tinha um problema, mas sabia exatamente a quem recorrer.
E você? Quando enfrenta um problema, não diga palavras ruins. Não demonstre impaciência ou raiva; conte a Deus sobre isso. Ele está bem ali, pronto para ajudar, se você buscar Sua ajuda, e Ele tem a resposta. Ele Se importa com o seu problema porque ama você.
Eliseu estava bem ali, e o trabalhador gritou: “Ai, meu senhor! Ele era emprestado” (2 Reis 6:5)! Isso agravou o problema. Como ele poderia devolver um machado emprestado se este estivesse perdido?
Eu pergunto: você sabe que sua vida não pertence a você? Ela pertence Àquele que lhe deu um coração pulsante antes mesmo de você nascer. E o problema da sua vida emprestada torna-se ainda maior se você é um pecador perdido. Mas estamos aqui para lhe dizer que Deus tem a resposta, porque Ele enviou Seu Filho para morrer por você.
“Onde caiu?” perguntou Eliseu.
O trabalhador mostrou-lhe o local, mas o problema permanecia. A lâmina de ferro do machado continuava no fundo do rio, e o desejo não a trazia de volta. A oração também não a fazia subir. O ferro é mais pesado que a água, e ali estava, fora de vista, na lama, pois o Jordão é um rio lamacento. Eliseu não conseguiu recuperá-la.
Eu me pergunto se você sabe que o próprio Deus não pode salvá-lo sem a morte de Seu Filho unigênito. Talvez você chore sobre seus pecados todos os dias, mas Deus não pode salvá-lo sem o precioso sangue de Cristo para remover seus pecados. O perdido continua perdido.
Então, Eliseu cortou um pedaço de pau. Ninguém lhe pediu para fazer isso; ele o fez por iniciativa própria e o lançou na água. A água não teve poder sobre o pedaço de madeira, pois este não era pesado e não afundou. E você sabia que a morte não teve poder sobre o Senhor Jesus quando Ele morreu na cruz? Nós morremos porque não temos escolha, mas Jesus entregou Sua vida de forma voluntária. Ele é “o Filho de Deus, o Qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).
Quando aquele pedaço de madeira tocou a água, aconteceu um milagre: a lâmina do machado flutuou! Era a mesma lâmina de machado que havia se perdido, mas agora possuía um novo poder. Ela não flutuou, ela nadava! (ARC) Havia, naquele momento, um poder concedido por Deus, que estava acima do poder da gravidade, que impedia que a lâmina afundasse.
Você deseja esse poder? Somente Deus pode concedê-lo a você. O mesmo menino ou menina que estava perdido agora pode alcançar a vitória sobre o pecado e a morte pelo poder de Deus. E esse poder deve ser usado se você deseja viver para Jesus. Ele é o Salvador que conduz para o lar eterno. Você confiará n’Ele agora?
“Levanta-o”, disse Eliseu. O trabalhador estendeu a mão e pegou a lâmina do machado. E é aí que devemos deixa-lo. Não nos é revelado mais nada sobre aquele machado, talvez porque Deus deseje que você mesmo dê um final à história.
O que você fará com a nova vida que Deus lhe deu? Você a dedicará a Ele, usando o maravilhoso novo poder que Deus lhe dá? Não é possível dizer em palavras o quão maravilhoso é saber que pertencemos a Ele agora e que Ele transformará nosso corpo em um corpo glorificado, onde a morte não terá poder algum.
“O evangelho de Cristo… é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”
Romanos 1:16
