Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Pobre Sábio
Eclesiastes 9:14-18
Era uma vez uma pequena cidade e havia poucos homens que viviam nela. Talvez houvesse muitas mães, meninas, meninos e bebês, mas, sem muitos homens fortes para formar um exército, a cidade era fraca e estava em perigo.
Um grande rei chegou àquela cidade e queria tomá-la, então decidiu sitiá-la. Isso significa que ele colocou seus soldados ao redor da cidade e proibiu qualquer entrada ou saída, impedindo que comida ou água fossem levadas para as pessoas lá dentro. Não havia homens suficientes para lutar contra o rei e seu grande exército, e parecia que as pessoas pobres daquela pequena cidade morreriam de sede ou de fome.
Se isso já não fosse ruim o suficiente, o rei mandou construir uma grande fortaleza ao redor da cidade. Ele ordenou que seus soldados escavassem a terra e empilhassem pedras para erguer grandes torres de ataque contra a pequena cidade, com o objetivo de capturá-la e alcançar a vitória.
Parecia que não havia esperança, certo? Mas havia um homem pobre e sábio vivendo naquela cidade. Certamente, ele não era rico nem famoso. Apesar de ter sabedoria suficiente para escapar, isso não era o que ele queria fazer. Em vez disso, ele usou sua sabedoria para salvar aquela pequena cidade. Não posso dizer o que ele fez, pois a Bíblia não nos diz, mas certamente posso afirmar que sua sabedoria foi extraordinária! O grande rei, com todos os seus soldados e sua fortaleza, foi completamente derrotado. Talvez ele tenha voltado ao seu país ou talvez estivesse morto, mas foi vencido.
Houve um desfile, fama e recompensas para o pobre sábio que salvou a cidade? Não. As pessoas não se lembraram dele. Talvez tenham contado aos filhos a história do feito maravilhoso, mas esqueceram do pobre sábio que as salvou.
E você? É assim também? Talvez você já tenha ouvido a história da cruz do Calvário, onde Jesus foi crucificado, e talvez tenha visto igrejas, cruzes e homens religiosos em vestes finas. Mas você se lembra do Senhor Jesus, que morreu naquela cruz por você?
Jesus nem sempre foi pobre. Ele possuía tudo, pois foi Ele Quem criou todas as coisas. Sua morada é a maravilhosa glória do céu. No entanto, Ele desceu à pobreza. E, quando morreu, não tinha nada – absolutamente nada, a não ser uma coroa de espinhos. Nem sequer tinha uma sepultura própria onde pudesse ser enterrado. Grandes estátuas foram construídas em sua homenagem, mas essa não foi a Sua escolha.
Em nossa história, ninguém se lembrou daquele pobre sábio que salvou a cidade. Mas Deus lhe deu uma lembrança duradoura – Ele registrou sua história na Bíblia para que pudéssemos conhecê-la.
E Deus, em Sua Palavra, nos pediu que nos lembrássemos d’Aquele que morreu por nós. Ele nos disse como fazer isso em 1 Coríntios 11:23-25 – (“Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o Meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de Mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no Meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de Mim”). A sabedoria de Deus nos traz salvação por meio da morte de Seu Filho. Vamos lembrar de nosso Senhor Jesus. Seu caminho é perfeito.
 “Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”
João 3:17
