Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Sonho do Rei

Daniel 2

A última história foi sobre Daniel e seus três amigos, que venceram a competição do grande rei porque Deus lhes havia dado sabedoria. Aquele grande rei, cujo nome era Nabucodonosor, era muito bom em esquecer, como esta história irá mostrar.

O rei teve uma noite ruim, com um sonho que o deixou perturbado. Pela manhã, ele mandou chamar todos os sábios do seu reino para resolver o seu problema. O problema do rei, na verdade, tinha duas partes: primeira, ele não conseguia se lembrar do sonho, então os sábios precisavam dizer a ele qual foi o sonho. Segunda, eles deveriam explicar o significado do sonho.

Os homens mais sábios do reino se viram diante de um desafio impossível. Para piorar, o rei avisou que todos seriam mortos caso não conseguissem revelar o sonho e seu significado.

Que grande temor aqueles sábios devem ter sentido! Nenhum deles conhecia o Deus que sabe todas as coisas e diz: “eu conheço as coisas que vos entram na mente” (Ezequiel 11:5). Para aqueles de nós que O conhecem, é um alívio e um gozo saber que Ele entende os nossos pensamentos. Mas, para quem não O conhece, será aterrador estar diante d’Ele sem ter uma resposta.

Os sábios tentaram ganhar tempo, mas a ira do rei, que parecia irracional, o levou a ordenar que seus soldados matassem todos os sábios da Babilônia. Parece que Daniel e seus amigos, que ainda não sabiam do problema do rei, também foram colocados nessa lista.

Você consegue imaginar o que Daniel fez? Ele não disse apressadamente: “Deixe comigo, eu resolvo”. Em vez disso, ele foi com confiança até o rei enfurecido, pediu um prazo e explicou que seu Deus poderia revelar o sonho e o seu significado. Depois disso, Daniel procurou seus três amigos, e juntos eles oraram, pedindo a Deus que mostrasse a Daniel o sonho e o seu significado, para que não fossem mortos.

Você consegue imaginar aqueles quatro jovens, em meio a uma cidade aterrorizada, confiando em Deus e pedindo que Ele fizesse algo que ninguém na Terra poderia fazer? Esse mesmo Deus pode fazer por você muito mais do que Daniel jamais soube, porque Daniel viveu antes do Senhor Jesus morrer na cruz. Daniel nunca ouviu, como você, que “Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3-4). Mas Daniel cria no que Deus já havia revelado, e isso era o que dava poder à sua vida.

Deus deu a Daniel uma visão durante a noite que lhe revelou todo o segredo do sonho e seu significado. A resposta de Daniel a Deus foi: “Ó Deus de meus pais, eu Te dou graças e Te louvo, porque me deste sabedoria e força” (Daniel 2:23). Eu me pergunto se você conhece, como Daniel conhecia, esse poder que pertence a Deus.

Então o servo do rei, Arioque, apressou Daniel com sua resposta à presença do rei. O rei perguntou a Daniel: “Podes tu fazer-me saber o sonho”? A resposta de Daniel foi: “há um Deus no céu, o Qual revela os mistérios”. Ele não usou as palavras “eu” e “mim” em sua resposta. Ele deu a Deus todo o crédito.

O rei sonhou com uma grande estátua com uma cabeça de ouro fino, peito e braços de prata, ventre e coxas de cobre, pernas de ferro e pés em parte de ferro e em parte de barro. Então ele viu em seu sonho uma pedra que veio e atingiu a estátua de modo que ela se desfez em pó e foi levada embora como pedaços de palha. Então a pedra se tornou um grande monte e encheu toda a Terra.

Talvez você possa imaginar por que esse sonho perturbou tanto o rei. Quando ele viu aquela grande estátua virar pó e desaparecer, ele sentiu de alguma forma que seu próprio reino seria destruído também, e ele estava certo. É um pensamento assustador, se você não tem um Salvador, pensar que um dia tudo ao seu redor será queimado pelo poder de Deus. Se você está confiando apenas em si mesmo e em suas próprias coisas, quando esse momento chegar, você não terá mais nada e nenhuma proteção, pois “a Terra, e as obras que nela há se queimarão” (2 Pedro 3:10). O que lhe restará quando Deus fizer isso? Se você aceitou o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, então você terá riquezas e descanso em Jesus, que os maiores dos homens talvez não saibam nada sobre isso.

Daniel explicou o sonho – que o rei era como a cabeça de ouro. Outro reino depois dele seria como prata, que não é tão valiosa. Então um terceiro seria como bronze, e um quarto seria forte e contundente como ferro. Finalmente seria como os pés e dedos de ferro e barro, que não são fortes porque não se unem. Esta estátua estava contando eventos futuros do mundo como somente Deus poderia mostrá-los.

Finalmente, Daniel explicou que a pedra não só derrubaria os reinos, mas destruiria todo o poder mundial e então encheria toda a Terra. Isso ainda não aconteceu, mas a Bíblia nos diz que acontecerá. Daniel provavelmente não entendeu tão bem quanto nós que aquela grande pedra é um lembrete do Senhor Jesus Cristo, cujo reino permanecerá para sempre.

Há apenas um Refúgio nestes dias de terror que ainda estão por vir, mas este Refúgio tira toda dúvida e medo, e dá toda a proteção e gozo e paz e segurança que ninguém pode ter sem Cristo. Jesus, o Salvador dos pecadores, está pronto agora para recebê-lo para Si mesmo. Você O aceitará como seu Salvador?

“A palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”
1 Coríntios 1:18

Compartilhar
Rolar para cima