Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
A História do Tanque de Água
João 5:1-18
Era muito mais importante do que uma piscina comum. Era um tipo de tanque em Jerusalém, e se você estivesse lá, poderia ter ouvido o balido das ovelhas, porque havia um mercado de ovelhas por perto.
Ao redor deste tanque você não encontraria cadeiras de praia e banhistas; você encontraria pessoas doentes. O tanque com água tinha cinco varandas cheias de pessoas cegas, doentes, aleijadas e paralisadas. Algumas tinham amigos com elas, e algumas estavam sozinhas. Algumas estavam sentadas, e algumas estavam deitadas em camas. Todas elas estavam esperando… esperando em sua miséria e sua esperança.
O que esses homens estavam esperando?
Deus Se importava com a miséria deles, e em certo tempo Ele enviava um anjo para agitar a água do tanque. Quando isso acontecia, havia grande alegria entre os doentes e aleijados que esperavam com esperança. Como eles lutavam para entrar na piscina! Eles sabiam que o primeiro, e somente o primeiro, que entrasse no tanque seria curado de qualquer doença que tivesse.
Como sentimos pena dessas pobres pessoas! Se você estivesse lá, talvez tivesse sido um ajudante, mas, é claro, isso não seria possível se você também fosse aleijado. Eu me pergunto se você já enfrentou o problema de ser aleijado pelo pecado – um pecado que você não pode apagar – e de maus hábitos que você não consegue abandonar. Estando amarrado pelos pecados, é impossível fazer o seu próprio caminho para a casa de santidade e alegria do Deus vivo. Por causa de seus pecados, você está a caminho de uma eternidade perdida no inferno.
Você notou que foi um anjo que agitava a água, e que era somente a primeira pessoa a entrar na água que era curada? Mas Deus não enviou um anjo para libertá-lo de seus pecados. Deus enviou Seu Filho unigênito! E a promessa não é somente para o primeiro que vem – é para todos que vêm! Melhor ainda, a promessa não é para a cura do corpo para aqueles que finalmente morrerão de qualquer maneira. Não, esta promessa é para a vida eterna – para sempre como um filho de Deus na casa do Pai. Como alguém poderia dizer: “Eu não me importo”?
Jesus, o Filho de Deus, estava um dia no tanque de água. Ele viu um homem ali que estava doente há trinta e oito anos. Jesus disse ao homem doente: “Queres ficar são” Hoje diríamos: “Você gostaria de ser curado?”
Você pensaria que o homem diria: “Sim!” Mas ele não disse! Em vez disso, ele começou a explicar sobre o tanque e a agitação da água e que não tinha ninguém para ajudá-lo. Ele não sabia Quem estava falando com ele?
Então Jesus, que criou nosso corpo, falou com Sua autoridade e poder e disse: “Levante-se, toma tua cama e anda”. Imediatamente o homem foi curado, pegou sua cama e andou.
O dia em que isso aconteceu foi o sábado, o dia que Deus destinou a Israel como dia de descanso. Esse fato rapidamente iniciou uma discussão. Era contra a religião dos Judeus carregar qualquer coisa no sábado, e o homem curado havia carregado sua cama. Eles estavam certos sobre isso. Deus havia prometido seis dias de bênção e sucesso se eles fossem obedientes, e então eles teriam um dia de descanso. Mas Jesus veio para uma terra de desobediência e miséria, e Ele Se importou tanto com suas tristezas que Ele curou até mesmo no dia de sábado. Eles haviam perdido seu sucesso e seu descanso por causa do pecado. Mas eles se importavam mais com sua religião do que com o amoroso Salvador que veio para libertá-los.
“Quem mandou você carregar sua cama?” eles perguntaram. Mas tudo o que o pobre homem conseguiu dizer foi: “Não sei”.
Essa é sua resposta também? Você não se importa em conhecer Jesus? Ele é Aquele que veio ao mundo para salvar pecadores. Sua saúde vem d’Ele agora, e uma vida eterna no céu nunca pode vir de ninguém além de Jesus.
Jesus havia Se retirado para longe da multidão, e o homem curado não pareceu se importar. Mas Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior”.
Parece que com um corpo saudável, o homem não enfrentou o problema de seus pecados. Você já enfrentou? Você sabia que o pecado é mais sério do que trinta e oito anos de doença, porque o pecado pode fazer com que você passe a eternidade no inferno, e eternidade significa para sempre. O inferno é o fim da estrada se você não tem um Salvador.
O homem deixou Jesus e então disse àqueles que lhe perguntaram que fora Jesus Quem o havia curado. A resposta deles foi um plano para matar Jesus.
Ali deixamos o homem que foi curado, na companhia dos que odeiam Cristo. Esta história está em João 5, mas não diz mais nada sobre ele. Até onde sabemos, ele ainda está naquela companhia. Qual é a sua companhia agora e para a eternidade? É Cristo, o Salvador dos pecadores, ou são os que odeiam Cristo? Você pode escolhê-Lo agora, hoje. Pode ser tarde demais para fazer uma escolha amanhã.
 “Não quereis vir a Mim para terdes vida”
João 5:40
“Quem quiser, tome de graça a água da vida”
Apocalipse 22:17
