Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Deus é Luz
Êxodo 10:21-29
É bom que Deus nos dê a luz do Sol, que entra por cada fresta. É muito difícil encontrar persianas ou cortinas suficientemente escuras para impedi-la de entrar.
“Deus é luz” (1 João 1:5), e Ele sempre foi luz, mesmo antes de o Sol ser criado. No primeiro dia, Ele disse: “haja luz” (Gênesis 1:3), e houve luz, embora o Sol só tivesse sido feito no quarto dia.
Aqui está uma história sobre os três dias em que Deus enviou trevas à terra do Egito, onde Seu povo era escravo.
“Deixa ir o Meu povo!” foi a mensagem de Deus ao Faraó, rei do Egito. “Não”, disse o Faraó. Apesar disso, ele temia a Deus o suficiente para permitir que o povo fosse parcialmente libertado. Mas Deus queria que eles fossem completamente livres, sem volta.
Eu me pergunto se você conhece o Deus que deseja o mesmo para você: libertação total do poder de Satanás. Ele quer te salvar… não só um pouquinho… mas por todo o caminho, até o céu.
Talvez você queira permanecer sob o poder do pecado e de Satanás por mais um tempo. Talvez prefira ser salvo outro dia. Mas você está enfrentando problemas na vida? Mágoas e contratempos? Doenças? Falta de dinheiro? Pessoas que não tratam você bem? Más notícias? Coisas que não dão certo? Deus está permitindo problemas para fazer você O ouvir. Por quê? Porque Ele ama você e não quer que você viva nas trevas, mas que desfrute da luz da vida.
Deus enviou trevas à terra do Egito, tão densas que elas até podiam ser sentidas! Trevas tão escuras que as pessoas tinham medo de se mover. Velas? De jeito nenhum. Quando Deus envia trevas, ninguém consegue produzir nem a mais ínfima centelha de luz. Quando Deus envia trevas exteriores, não há luz alguma, nem possibilidade de produzi-la.
Mas o povo de Deus tinha luz em seus lares! Era a luz de Deus, e eu realmente não consigo explicar. Nós, Cristãos, também temos luz em nossos lares, se amarmos e obedecermos à Palavra de Deus. É a luz que anima nosso coração e nos mostra o caminho a seguir. Nosso “Deus é luz, e não há n’Ele trevas nenhumas” (1 João 1:5).
O Faraó mandou chamar Moisés e disse-lhe: “Deixarei todos vocês irem, até seus filhos, mas seu gado deve ficar para trás”. Mas o gado deles era importante para os sacrifícios a Deus, e sua liberdade não seria total se não pudessem servi-Lo com sacrifícios.
Você sabia que Deus ainda exige um sacrifício pelo pecado? Não um boi ou um cordeiro, pois esses sacrifícios tiveram que ser repetidos inúmeras vezes. Nosso Deus enviou Seu Filho unigênito como sacrifício pelo pecado, de uma vez por todas. Jesus derramou Seu precioso sangue apenas uma vez, e isso é para sempre. Deus jamais aceitará qualquer outro sacrifício para remover o pecado.
Quando Jesus, o Filho de Deus, estava na cruz, houve trevas sobre toda a terra por três horas. Deus, em toda Sua santidade, afastou-se do sacrifício que estava carregando os nossos pecados. Nunca nós, Cristãos, sentiremos trevas como essas. Era como as trevas do inferno, pois Deus não está lá. Jesus não merecia isso; nós merecíamos – por causa dos nossos pecados! Nós, que conhecemos Jesus como nosso Salvador, somos filhos do dia, não da noite nem das trevas. Nosso futuro lar será no céu, onde Deus habita. Não há necessidade do Sol nem da Lua, e lá não há noite. Mas sem Deus, é a escuridão das trevas para sempre.
Moisés não aceitou a oferta parcial do Faraó de deixar o gado para trás. “Não”, disse ele, “não deixaremos uma unha para trás!”
Boa resposta! Boa para Moisés, para você e para mim também. Queremos pertencer totalmente a Jesus – nas coisas grandes e pequenas. Não deixe nada na terra da escravidão. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36).
Deus dissipou as trevas no Egito depois de três dias, mas o Faraó ainda não deixou o povo de Deus partir. Então, Deus trouxe mais um desastre: a morte – e a morte é o fim das oportunidades.
Talvez haja algo machucando você hoje. Deus permitiu isso porque Ele te ama e quer que você ouça. Você escolherá o Deus que é luz? Ou escolherá a escuridão das trevas sem Ele para sempre?
“Aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”
Apocalipse 20:15
