Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Homem com a Espada

Josué 5:13-15

Todos os planos de batalha estavam traçados, e o Capitão Josué tinha certeza da vitória sobre a cidade de Jericó. Talvez você também já tenha se sentido assim, pouco antes de uma prova, uma competição ou uma corrida. Ou, quem sabe, ao planejar um programa musical ou um grande jantar de recepção, com tudo devidamente preparado. Você tem certeza que cada pessoa fará bem a sua parte e espera que o evento seja um grande sucesso.

Enquanto Josué aguardava a vitória, olhou para cima e viu um Homem com uma espada desembainhada na mão! Normalmente, um guerreiro carrega sua espada na bainha ao lado do corpo, mas a deste Homem estava em Sua mão, erguida e pronta para a ação. Foi preciso coragem para avançar diretamente e confrontá-Lo, mas foi exatamente o que Josué fez.

“És Tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?” Perguntou Josué.

O Homem deu uma resposta estranha. Sua resposta foi: “Não”. Isso pode não parecer uma resposta à pergunta de Josué, mas se essa é a resposta de Deus, não O critique. Apenas ouça.

O Homem disse a Josué: “Eu venho agora como Príncipe do exército do Senhor”.

Josué já era capitão dos filhos de Israel, e isso poderia ter ferido seu orgulho e sua sensação de importância própria. Talvez você também entenda esse sentimento, pois é natural que cada um de nós deseje ocupar a posição mais importante. Mas Josué reconhecia que aquele Homem havia sido enviado pelo próprio Deus e que toda a honra pertence a Ele. Além disso, Josué sabia que a esperança de vitória em qualquer batalha está somente em Deus.

Josué perguntou: “Que diz meu Senhor ao Seu servo?” Ele estava preparado para a batalha, mas sabia que Deus está no controle de tudo o que fazemos e até mesmo de nossa vida. Deus havia dado a Josué os planos de batalha. Será que Ele os mudaria agora? Será que permitiria que os planos fracassassem e arruinassem sua vida?

Talvez você não conheça o nosso Deus se pensa que Ele gosta de estragar as coisas pra nós. Ouça a ordem que Deus deu ao capitão Josué:

“Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo”. E Josué fez exatamente como lhe foi ordenado. Sem argumentos nem perguntas. Ele obedeceu. Vocês também crerão, sem argumentar, que o Deus que governa todas as coisas é santo?

No dia seguinte, os planos de batalha que Deus havia dado foram executados com total sucesso. O único fracasso foi o de um dos homens de Josué, que não obedeceu à ordem de Deus. Josué precisava daquela lição sobre o controle absoluto de Deus, ou talvez ele também tivesse fracassado.

Talvez você tenha feito bons planos e esteja totalmente preparado, mas o que é tudo isso sem poder? Você planeja ir para o céu um dia, e Deus quer que você esteja lá, mas o poder para ir para lá precisa vir do próprio Deus. “O Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo” (1 João 4:14). Você também sabe que o mundo crucificou o Filho de Deus. A resposta de Deus a isso é simplesmente: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31).

Sem questionamentos ou argumentos, você crerá agora neste maravilhoso Salvador, cujo sangue purifica de todo pecado? Nosso Deus é eternamente santo, e Sua santidade só pode ser satisfeita por meio de Seu Filho amado, que morreu pelos pecadores.

“Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome”
João 1:12

Compartilhar
Rolar para cima