Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Problema do Jovem

1 Samuel 30

“Vamos lá… acompanhe a multidão!” Talvez você já tenha sentido algo parecido. Alguém sempre apressa você, dizendo: “Mais rápido, mais rápido!” ou “Depressa!” quando fica um pouco para trás.

Foi assim que um jovem egípcio se sentiu naquele dia. Ele era servo de um amalequita e estava envolvido em uma grande aventura. Os amalequitas haviam invadido e saqueado a cidade de Ziclague, onde Davi vivia. Enquanto Davi e seus homens estavam longe, os invasores levaram as famílias como prisioneiras e incendiaram tudo. Talvez o jovem egípcio tenha gostado da aventura, mas todos sabiam que não tinham o direito de fazer o que fizeram e que Davi e seus homens ficariam furiosos quando descobrissem. Sabiam também que precisavam fugir rapidamente! Aquele não era momento para retardatários!

Mas o jovem egípcio começou a passar mal. Ficou doente demais para continuar fugindo e foi deixado para trás.

Enquanto isso, alguns homens de Davi não podiam andar mais, de tão cansados que estavam, enquanto perseguiam os amalequitas para resgatar suas famílias que haviam sido levadas como prisioneiras. Davi deixou aqueles homens às margens do ribeiro de Besor, onde poderiam descansar em segurança até que ele pudesse voltar para buscá-los. Mas não foi o que aconteceu com os amalequitas. Eles disseram: “Deixem aquele egípcio no campo. Quem se importa com ele?”

Talvez você conheça aquela sensação de ser deixado para trás por não conseguir acompanhar a turma. Então, quem se importa?

Deus Se importa. Ele permitiu este problema em sua vida para que você pudesse aprender sobre o Seu coração amoroso. Ele entende a dor e conhece a causa. O problema daquele aquele jovem egípcio era que ele estava do lado errado! Ele não estava do lado de Deus, e Deus é Quem vence, porque toda a Terra pertence a Ele. Deus enviou Seu Filho para morrer por pecadores como nós, porque Ele Se importa!

O jovem egípcio ficou sozinho no campo por três dias e três noites, sem comida nem água, até que o ruído de passos o assustou. Eram os homens de Davi! Eles o encontraram e levaram até Davi. Perceberam que seu problema imediato era alimento, então, rapidamente, lhe deram pão, água, passas e figos. Só então ele se sentiu muito melhor.

Davi perguntou imediatamente a quem ele pertencia. E o jovem egípcio contou toda a verdade: era egípcio e servo de um amalequita. Contou a história completa do que haviam feito à cidade de Ziclague, mesmo sabendo como os invasores eram tratados.

Davi então perguntou: “Pode me levar até eles?” O jovem respondeu que sim, mas antes quis garantir que Davi o protegeria. “Prometa não me devolver ao meu antigo mestre”, implorou.

Nosso Deus nunca nos devolverá à escravidão do mundo depois que passamos a pertencer a Ele. Nunca! Você acha que, depois de Jesus tê-lo comprado com Seu precioso sangue, Ele o deixaria ir? Se você pensa assim, então você não O conhece. Leia a Bíblia diariamente e descubra o quanto Ele ama você. “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho [Jesus] para propiciação [satisfação da justiça de Deus] pelos nossos pecados” (1 João 4:10).

Não é difícil adivinhar o resto da história. Davi encontrou os amalequitas festejando com os bens saqueados. Ele resgatou todas as famílias e recuperou tudo o que havia sido roubado, destruindo os invasores perversos.

Nosso Deus não mudou. Ele ainda espera que você conheça o Seu coração amoroso. Não há necessidade de continuar a servir ao seu antigo mestre, Satanás, a quem você tanto se esforçou para agradar. Este mundo e Satanás não têm nada verdadeiro para lhe oferecer, exceto aquilo que foi roubado do Criador. Nosso Deus está acima de tudo, e nosso Jesus é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele ainda lhe estende amorosamente Suas mãos perfuradas pelos pregos. Você mudará de lado e virá a Ele agora?

“Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”
João 6:35

Compartilhar
Rolar para cima