Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

A História do Pequeno Bolo

1 Reis 17:8-24

Elias obedeceu a Deus e ficou perto do ribeiro, onde os corvos lhe traziam comida. Mas, como não choveu, a água foi diminuindo até que o ribeiro virou apenas um filete e logo secou completamente. Ele poderia ter elaborado um pequeno plano para si mesmo, mas esperou pelo plano de Deus, e essa é a atitude mais sábia a tomar em cada decisão que enfrentamos em nossa vida.

Deus lhe disse: “Levanta-te, vai a Sareptaeis que Eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente” (1 Reis 17:9).

Esse plano não parecia muito bom. Viúvas pobres, em tempos de fome, não conseguem alimentar ninguém! Mas Deus pode, e para Ele isso não era um problema. É impossível para qualquer pessoa dar a você o sopro da vida, assim como é impossível remover seus pecados. Mas Deus pode! Ele deu Seu Filho para levar sobre Si os nossos pecados quando morreu na cruz do Calvário. O único problema está no pecador que não se aproxima d’Ele. Você não quer vir e ver?

Elias foi até Sarepta e, ao chegar ao portão da cidade, viu uma viúva abaixada, recolhendo alguns gravetos secos. Certamente havia muitos por ali.

“Por favor,” chamou Elias, “pode me trazer um pouco de água em um copo?”

E a viúva foi imediatamente buscá-la para ele, embora eu tenha certeza de que a água era escassa. “Traga-me um pedaço de pão na sua mão”, acrescentou.

“Tão certo como vive o Senhor, teu Deus”, disse ela, “não tenho um bolo, mas apenas um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija. Estou apanhando dois gravetos para fazer uma pequena fogueira e um pequeno bolo para que eu e meu filho o comamos, e então morreremos.”

Ela tinha muito pouco. Mas Elias tinha uma promessa de Deus, e a viúva teve fé para crer, e isso a tornou muito enriquecida.

Elias lhe disse: “Vá, faça um bolo pequeno primeiro para mim e traga-o para mim, e depois faça um para você e seu filho”. E então veio a promessa: “A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não secará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra”.

Fazer um bolo de farinha e óleo era algo que ela fazia todos os dias para si e para o filho, mas agora ela usaria seu último punhado de farinha e o último fio de óleo para fazer um bolo para o mensageiro de Deus? Será que a promessa de Deus de que ela não ficaria sem farinha nem sem óleo se cumpriria?

Você e eu podemos fazer o mesmo? Podemos transformar nossas tarefas diárias em um ato de fé verdadeira no Deus que está no controle de todas as coisas?

Sim, a promessa se cumpriu – todos os dias havia farinha na vasilha e azeite na botija. A família teve alimento suficiente dia após dia, até que o Senhor enviou chuva sobre a terra.

Essa promessa foi feita para uma viúva apenas, e talvez seus vizinhos tenham passado fome. Mas hoje, a promessa de Deus é para todos. Ele diz: “quem quiser, tome de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17), e a palavra “quem quiser” inclui você. Mas você está escolhendo se excluir por não acreditar na promessa de Deus?

Agora, a viúva tinha mais uma lição a aprender. Deus estava prestes a realizar outro milagre, algo que só Ele pode fazer. O filho dela ficou muito doente, até parar de respirar. A quem ela poderia recorrer em busca de ajuda?

A viúva clamou ao homem de Deus, Elias. Ela sabia que era pecadora e, agora que a morte havia chegado para seu filho, sua consciência a amedrontava. Era Deus Quem tinha poder não apenas para impedir que sua farinha e seu azeite acabassem, mas também para restaurar a vida de seu filho. É bom nos lembrarmos disso.

Por que isso aconteceu? Elias também não entendia, mas não hesitou. “Dê-me seu filho”, disse ele, pegando a criança e levando-a para seu quarto. Lá, deitou o menino em sua própria cama, se estendeu sobre ele três vezes e orou ao Senhor: “Ó Senhor meu Deus, eu oro, que a alma desta criança torne a entrar nela”.

Sim, o Senhor ouviu a oração de Elias. A alma do menino voltou à vida, e Elias o entregou à sua mãe.

A viúva disse: “Agora sei que você é um homem de Deus, e a palavra do Senhor que você fala é verdadeira.”

A Bíblia nos fala de uma ressurreição ainda mais maravilhosa. Nosso Jesus ressuscitou dos mortos! E quando Ele retornar para dar o grande brado no céu, aqueles que Lhe pertencem, estejam vivos ou mortos, se levantarão imediatamente para encontrá-Lo nos ares.

Você crê que o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos e, se você é d’Ele, também ressuscitará para encontrá-Lo?

“Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”
1 Coríntios 15:3-4

Compartilhar
Rolar para cima