Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
Não, Rei Uzias
2 Crônicas 26
Uzias tinha apenas dezesseis anos quando se tornou rei da grande nação de Deus – Israel. Apesar de jovem, ele era ambicioso e queria ver sua nação prosperar.
Ele fez avanços maravilhosos na agricultura cavando poços profundos para obter água, cultivando videiras e criando pastagens para o gado. Essa era sua especialidade, e ele gostava muito disso. Então, a nação de Israel prosperou.
O rei Uzias também se preocupava com a defesa do reino. Ele formou um exército forte e bem treinado, que sabia usar máquinas de combate criadas por homens habilidosos. Em tudo isso, Deus lhe deu força e sabedoria, ajudando-o maravilhosamente até que se tornasse ainda mais poderoso.
Se você ler essa história no Velho Testamento, verá que isso aconteceu antes de Deus enviar Seu Filho, Jesus, à Terra para morrer por aquela nação. Deus amava Seu povo naquela época e continua amando hoje, mesmo que, no passado, muitos tenham clamado contra Jesus: “Crucifica-O, crucifica-O!” (Lucas 23:21).
Todos os dias, enquanto cuidava de seus negócios, o rei Uzias via o belo templo que Deus havia planejado para Seu povo adorá-Lo. Dentro do templo, não havia assentos – ninguém podia se assentar – porque os sacrifícios de animais nunca terminavam. Os sacerdotes, vestidos com roupas especiais, matavam e queimavam os animais no altar, do lado de fora da porta do templo, exatamente como Deus havia ordenado. Dentro do templo, havia um altar de incenso de ouro, onde os sacerdotes queimavam incenso, espalhando um aroma agradável ao Deus vivo. Somente os sacerdotes tinham permissão para entrar, exatamente como Deus havia instruído. Deus não precisa de trancas em Suas portas para manter as pessoas do lado de fora.
O coração do rei Uzias transbordava de alegria com sua fama e sucesso. Ele sentia que podia fazer qualquer coisa. Como Deus o havia ajudado tanto, achou que poderia entrar no templo e oferecer incenso. Por que não? Quem poderia dizer não ao rei?
Deus poderia. E Ele também pode dizer não a você, não importa quem você seja ou que roupas você use. Você pode cantar Seus louvores com muita doçura, mas será que você é realmente digno de estar ali, adorando diante d’Ele? Deus não tem fechaduras em Suas portas para mantê-lo fora, mas Deus é Deus. Você não pode invadir Sua presença – você deve seguir Suas instruções.
Os sacerdotes tinham o direito de entrar porque nasceram para essa função e foram purificados, segundo a ordem de Deus, pelo sangue de um animal limpo em sacrifício. Se você deseja entrar na presença de Deusa pergunta é: você já nasceu de novo? Você já foi purificado pelo sangue de Cristo? Jesus disse: “Ninguém vem ao Pai, senão por Mim” (João 14:6).
“Saia!” gritaram os sacerdotes ao rei Uzias. Mas isso o deixou furioso. Como poderiam ordenar algo a ele? De repente, o grande Uzias percebeu que Deus o havia ferido com lepra na testa. Os sacerdotes o levaram rapidamente para fora do templo, e ele mesmo correu para sair. Mas ele não podia voltar ao palácio; precisava ir para uma casa isolada, pois agora era um leproso. A lepra era uma doença terrível, incurável e contagiosa. Uzias aprendeu a lição, mas foi uma lição difícil. Ele não poderia retornar à sua antiga vida como rei.
Você esperará para aprender a lição até que não haja mais retorno e você esteja diante do grande trono branco? Então você estará na presença de Deus sem sangue para purificá-lo dos seus pecados e sem uma segunda chance. Ou você aprenderá agora a se aproximar de Deus por meio do Senhor Jesus Cristo, que deu Seu precioso sangue para purificá-lo de todo pecado?
Jesus diz:
“O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora”
João 6:37
