Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Grande Muro de Pedra – Parte 2
Neemias 4
Os voluntários trabalhavam duro para reconstruir o muro destruído e os portões queimados. Levantavam pedras pesadas e erguiam enormes portões de madeira para colocá-los no lugar. O trabalho já era difícil, mas ficou ainda pior por causa dos inimigos que não gostavam do que estavam fazendo.
Sambalate, um dos inimigos, zombou deles, dizendo que os construtores eram fracos. Um de seus amigos afirmou que o muro era tão frágil que até uma raposa poderia derrubá-lo. Mas, se fosse verdade, por que se incomodavam tanto? Eles planejavam causar mais problemas – descer secretamente para matar os construtores.
Neemias, porém, sabia o que fazer diante dos problemas: “Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados”, ele orou.
“Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar”. O muro foi fechado, mas a obra não estava terminada, e a obra do inimigo também não. Na verdade, eles estavam furiosos e faziam planos malignos!
Eles disseram: “Olha, os trabalhadores estão cansados. Vamos entrar sorrateiramente e matá-los, e eles nunca saberão até que seja tarde demais.”
Eles tentaram essas táticas assustadoras por dez vezes, e é verdade que os trabalhadores ficaram desanimados. Mas Neemias disse: “Não tenham medo deles. Lembrem-se do Senhor, que é grande e terrível.”
Temos muito mais motivos do que eles para nos lembrarmos do Senhor. Sim, Ele é grande e terrível, mas também sabemos que o Filho de Deus, Jesus, nosso Salvador, nos ama e morreu por nós; e Deus enviou o Espírito Santo para viver em nós. Se isso lhes deu coragem para se lembrarem de quão grande e terrível o Senhor é, temos um motivo muito maior para confiar n’Ele e ter coragem!
Sambalate tentou outro truque, já que o primeiro não funcionou. “O povo está planejando uma rebelião”, disse ele, “porque Neemias está tentando ser o rei deles!” Aliás, Sambalate chegou a contratar um homem em Jerusalém para dizer a Neemias: “Venha, esconda-se no templo e feche as portas, para salvar sua vida!”
Neemias disse não.
Nenhum dos truques dos inimigos realmente funcionou, porque era obra de Deus e não havia como impedi-la. O muro foi devidamente concluído, e então seus inimigos admitiram: “Esta obra foi feita por seu Deus”.
Esse não foi o fim dos problemas para Jerusalém, e não é o fim dos problemas para você e para mim. É bom lembrar o que Jesus disse: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (João 16:33). Veja bem, Deus nos prometeu aflições, e Ele cumpre Suas promessas… todas elas. Sua promessa de vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, também é inquebrável. Mas lembre-se: esta promessa e o presente da vida eterna só é seu se você o aceitar, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor!
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”
Romanos 6:23
