Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Jeremias diz a Verdade

Jeremias 38

A grande cidade de Jerusalém havia perdido algo, e não conseguia encontrar porque não procurava no lugar certo. Perderam o favor de Deus. Na verdade, jogaram-no fora como se não valesse nada.

Nós também perdemos o favor de Deus, porque pecamos contra Ele. Você sabe onde encontrar o favor de Deus? A Bíblia nos dá a resposta: bem nos braços fortes e amorosos de Jesus! Sua morte na cruz, onde Ele derramou Seu precioso sangue para lavar nossos pecados, é a razão pela qual Deus pode dar a você e a mim algo muito melhor do que o que perdemos. Não continue buscando o favor de Deus no lugar errado.

Na história de hoje, Jerusalém estava em apuros. A cidade estava sitiada – isso significa que o grande exército do rei da Babilônia estava acampado ao redor da cidade. As pessoas dentro dos muros da cidade estavam passando fome, e não havia comida.

O rei Zedequias, rei de Jerusalém, era um homem que só queria agradar ao povo. Parece que ele ouvia tudo e tentava agradar a todos.

O profeta Jeremias não era um homem que só queria agradar a todos. Ele ouvia o que Deus dizia e contava a verdade, independentemente do que as pessoas dissessem. Jeremias estava tão faminto quanto os demais – talvez até mais, mas ainda assim disse a verdade, como Deus lhe havia dito.

A mensagem de Jeremias vinda de Deus era que Jerusalém NÃO seria salva. Ele disse ao povo que o rei da Babilônia os destruiria. A única maneira de sobreviverem seria se rendendo ao rei da Babilônia. Mas o povo odiou essa mensagem. O rei Zedequias pode ter acreditado nela, mas não teve coragem de fazer o que Jeremias disse.

Você tem coragem de dizer: “Eu acredito que a mensagem de Deus é verdadeira; eu sei que Deus punirá este mundo pecador que merece isso; eu aceitarei Jesus como meu Salvador agora mesmo”?

A maioria das pessoas odiou a mensagem de Jeremias e elas conseguiram permissão do rei para prendê-lo. Escolheram o pior lugar das masmorras – um buraco escuro e lamacento. E desceram Jeremias lá com cordas, e seus pés afundaram na lama.

Mas Deus Se importa com o que acontece com Seus mensageiros. O rei Zedequias tinha um ajudante etíope chamado Ebede-Meleque, que acreditava e confiava em Deus. Quando soube que Jeremias estava naquele terrível calabouço, foi até o rei e disse: “Ó rei, senhor meu, estes homens agiram mal em tudo quanto fizeram a Jeremias, o profeta, lançando-o na cisterna; de certo morrerá de fome no lugar onde se acha, pois não há mais pão na cidade”.

O rei disse a Ebede-Meleque para levar “trinta homens… e tirar Jeremias, o profeta, da masmorra”.

O bondoso ajudante etíope fez mais do que lhe foi pedido. Ele se lembrou de como Jeremias estava magro e, para evitar que as cordas machucassem suas axilas ao puxá-lo para fora, procurou trapos velhos para torná-las mais macias. Isso não deu liberdade a Jeremias, mas o colocou em uma situação mais confortável e garantiu que ele recebesse um pequeno suprimento de pão todos os dias.

Então o rei convocou uma entrevista secreta com Jeremias. O profeta repetiu a mesma mensagem que já havia transmitido antes: “o julgamento sobre Jerusalém viria, pois a cidade havia pecado, e Deus precisa punir o pecado.”

“Estou com medo”, disse o rei.

Talvez você também esteja com medo. Se você não conhece Jesus, o Salvador dos pecadores, deveria estar com medo. Mas ouça agora mesmo esta mensagem da Palavra de Deus: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Se você vier a Ele agora, descobrirá que Sua amorosa promessa é verdadeira: “O que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). Os perdidos são aqueles que não querem vir a Ele agora.

O que aconteceu com Ebede-Meleque? Deus lhe prometeu que ele seria salvo do julgamento que cairia sobre a cidade. Por quê? Porque ele foi bondoso com Jeremias? Não. Deus disse: “Porque confiaste em mim”.

Não são as suas boas ações que o salvarão, mas é a sua confiança em Deus que fará a diferença por toda a eternidade. Nenhuma boa ação jamais poderá apagar os pecados do passado, mas o precioso sangue de Jesus é suficiente para torná-lo imaculado quando estiver diante do trono de Deus. Você confiará n’Ele para isso?

Afinal, o rei Zedequias foi capturado? Sim, certamente foi. Você pode ler essa triste história em Jeremias 39, na Bíblia.

A vida de Jeremias foi poupada. Deus tem propósitos e planos especiais para aqueles que confiam n’Ele e Lhe obedecem. Só podemos dizer, como o próprio Jesus disse há muito tempo:

“Vinde, e vede”
João 1:39

Compartilhar
Rolar para cima