Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

A História de Sansão

Juízes 14

Sansão era um homem forte – um homem muito forte. Ele não se tornou forte por meio de exercícios e levantamento de peso; ele era forte porque Deus o havia escolhido para ser assim. A nação onde ele nasceu estava sob o controle dos conquistadores filisteus, e eles tinham medo de fazer qualquer coisa para se libertar.

Sansão encontrou uma mulher na terra dos filisteus que lhe pareceu perfeita para se casar, e foi visitá-la. Foi uma viagem difícil para um homem, mesmo um homem forte, fazer sozinho. Um rugido alto, muito próximo, alertou-o de que um leão feroz estava prestes a saltar sobre ele – com dentes, garras e tudo!

Não creio que a força de Sansão estivesse nos músculos, mas no poder de Deus. Ele enfrentou aquela criatura faminta e cruel com as próprias mãos e a despedaçou até a morte! Sansão disse a si mesmo: “Não contarei a ninguém sobre o leão… este é o meu segredo”.

Depois de um tempo, ele passou pelo mesmo local novamente, e lá, na carcaça do leão morto, havia uma surpresa: abelhas! Muitas! Na carcaça, ele encontrou uma grande quantidade de mel. (E sabe de uma coisa? Isso aconteceu há milhares de anos, mas as abelhas sabiam como armazenar seu mel em alvéolos de cera de abelha com seis lados, assim como fazem hoje.)

Um punhado de mel escorrendo era tão doce quanto o nosso mel de hoje, e tenho certeza de que o deixou lambendo os beiços. Ele dividiu o mel com o pai e a mãe também, mas a origem do mel ainda era um segredo.

Deus também tem segredos. Por que Ele permite problemas em nossa vida? Você e eu temos problemas que nos machucam, nos assustam e nos fazem chorar. Se Deus realmente nos ama, por que Ele permite problemas?

Este é um dos segredos de Deus. O leão não fugiu, mas Deus deu a Sansão a força para vencer. E aqui está outra coisa para se pensar. Depois de algum tempo, ele encontrou mel naquela carcaça de leão, e era um bom alimento para os outros, assim como para si mesmo.

O maior problema que alguém no mundo já enfrentou foi a cruz do Calvário, onde o Salvador Jesus foi crucificado. Nosso Jesus poderia ter chamado anjos para destruir aqueles homens maus, mas, em vez disso, deixou que O pregassem naquela cruz, e sofreu nas trevas pelos nossos pecados. Agora Ele ressuscitou e voltou para o céu. E agora mesmo Ele lhe diz: “ Provai, e vede que o SENHOR é bom” (Salmo 34:8). E a doçura de conhecer Jesus como seu Salvador não é só para hoje… é para sempre!

Talvez tudo o que você ouça hoje seja o rugido de grandes, enormes problemas. Talvez você veja os dentes e as garras de algum perigo que parece estar arruinando sua vida. Acaso você se lembra de que nosso Senhor Jesus já venceu o poder do nosso inimigo Satanás? Jesus prometeu que haveria problemas em sua vida. Mas então Ele acrescenta: “Tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (João 16:33).

Um dia você encontrará uma bênção escondida dentro dessa dificuldade. Mas até lá, Deus guarda Seus segredos. Você consegue confiar n’Ele? Mesmo que não consiga enxergar como que algo bom possa surgir de sua dificuldade? Sua sabedoria é perfeita, e Seu amor nunca falha!

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis os Seus caminhos!”
Romanos 11:33

Compartilhar
Rolar para cima