Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Final da História de Sansão
Juízes 16
Sansão, o grande e forte homem, viu-se preso dentro de uma cidade, com pesados portões trancados para mantê-lo lá dentro. Com sua grande força, ele simplesmente pegou os portões, com os batentes e tudo, e carregou-os monte acima nos ombros!
O que tornou Sansão tão forte? Você não é tão forte quanto ele, mas você tem algum poder, e é o mesmo Deus que nos dá cada respiração que deu a Sansão sua grande força. A força extra de Sansão foi dada porque seus pais obedeceram à ordem de Deus de manter o cabelo de Sansão longo, e ele nunca deveria ser cortado. No fundo do seu coração, Sansão sabia disso e obedeceu à ordem de Deus também.
Sansão era um verdadeiro crente em Deus. Mas também era um homem orgulhoso e egoísta. Teve muitas decepções, mas não aprendeu com elas. E, como resultado, não teve uma vida feliz nem um final feliz. Deus diz que o fim da vida de um homem justo é a paz, mas o fim de Sansão não foi paz. Continue lendo e veja.
Sansão viu uma bela moça chamada Dalila e decidiu se casar com ela. Mas ela não ficou feliz, pois queria saber o segredo de sua grande força, e ele não queria contar a ela.
Esperando satisfazer a pergunta de Dalila sobre sua grande força, ele lhe contou mentiras. Mas ela testou cada mentira e descobriu que nenhuma era verdade. Seus amigos lhe prometeram muito dinheiro se ela descobrisse o segredo de sua grande força e lhes contasse. Mas ouça… o que é ter muito dinheiro ou estar em primeiro lugar ou qualquer outra coisa, comparado ao conhecimento do Deus vivo e verdadeiro? Você O conhece? Ele é o Deus que fez o mundo e que enviou Seu Filho unigênito ao mundo para salvar os pecadores. Você quer conhecê-Lo? Ou prefere ter muito dinheiro?
Dalila queria aquele dinheiro. E Sansão, que era um verdadeiro crente, queria agradá-la. Você também é um verdadeiro crente? Sua primeira escolha é agradar a Deus que tanto o ama? Se sua primeira escolha for menor que isso, você encontrará dor e tristeza, como Sansão. Deus te ama demais para deixar você fazer as coisas do seu jeito.
Sansão finalmente contou a verdade a Dalila: se seu cabelo comprido fosse cortado, ele seria como os outros homens. Você quer ser como as outras pessoas, trabalhando pelos mesmos objetivos que o mundo? É um longo caminho para baixo um crente viver pelos mesmos objetivos que o mundo.
Os amigos de Dalila entraram sorrateiramente e cortaram o cabelo de Sansão. Deus ainda está comigo, pensou Sansão, mas ele estava errado. Sua grande força havia desaparecido! Eles o cegaram, o prenderam e lhe deram a tarefa de girar um moinho para moer grãos o dia todo. Esse trabalho era para jumentos, mas eles acharam que era bom o suficiente para o prisioneiro, e toda a gritaria e vitória foram dadas ao seu falso deus Dagom.
Sansão ficou preso por muito tempo, e seu cabelo começou a crescer novamente. Seus inimigos pareciam esquecer que a fonte de sua força estava em seus longos cabelos, mas Deus não Se esqueceu. Deus sabe onde cada um de Seus queridos filhos está agora, e Ele está trabalhando para lhe dar algo melhor do que você pede ou pensa.
Aquelas pessoas planejaram uma grande festa para seu deus Dagom, e todos se aglomeraram no templo para a celebração. Ninguém queria perder a diversão. O templo era um lugar enorme, com um teto magnífico, sustentado por duas colunas enormes. A melhor vista era do térreo, mas quem estava no terraço também podia ver e participar da diversão. Enquanto todos comemoravam, o cego Sansão foi conduzido por um menino e colocado entre as duas colunas para que todos pudessem ver seu rosto cheio de cicatrizes e seu cabelo desgrenhado. Podemos imaginar os aplausos e risos quando seu grande inimigo foi derrotado.
Foi mesmo? Sim, mas Deus não foi derrotado, e Sua Palavra permanecerá para sempre.
Sansão disse ao rapaz que o segurava pela mão: “Guia-me para que apalpe as colunas em que se sustém a casa, para que me encoste a elas”. Então Sansão orou ao Deus em Quem seu coração verdadeiramente cria: “Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos” (Juízes 16:28).
“Morra eu com os filisteus”, disse ele, e então empurrou com toda a força! As duas grandes colunas ruíram e o templo caiu sobre todo o povo! O riso se transformou em gritos… e então o silêncio da morte. A diversão do mundo não dura para sempre.
Deus viu aquele precioso resquício de fé verdadeira por trás do orgulho de Sansão, e Deus o valorizou e incluiu o nome de Sansão em Hebreus 11 – o capítulo da fé. Mas foi um final terrivelmente triste para Sansão.
Se você é um verdadeiro crente, Deus quer que você viva pela fé todos os dias. “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” (Romanos 10:17). Isso levará a uma vida feliz e a um final feliz.
“A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”
Romanos 10:17
