Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

O Rei Estava Furioso

2 Crônicas 15 e 16

Esta é a história de um grande rei de Judá chamado rei Asa. Em sua juventude, ele confiou em Deus e obteve uma grande vitória. Um milhão de homens vieram guerrear contra o pequeno país de Judá. Com um exército muito menor, o rei Asa orou de todo o coração a Deus para lutar contra esse grande inimigo. Quando a batalha terminou, o país do rei Asa ficou vitorioso e muito mais rico do que antes. Ele sabia que era uma vitória de Deus e seu coração se encheu de louvor.

O profeta chamado Azarias, filho de Odede, saiu ao encontro do rei Asa e lhe disse: “Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos” (2 Crônicas 15:7). Isso encorajou tanto o rei Asa que ele reuniu outros de Israel para um grande banquete em agradecimento a Deus pela vitória. Houve sacrifícios de animais, trombetas, gritos de guerra e boas promessas de seguir a Deus de todo o coração e de toda a alma.

Você já se sentiu assim? Já louvou, gritou, cantou e sentiu como se pudesse seguir o Senhor para sempre? Alegria, vitória e promessas são boas, mas não o manterão para sempre. É estimulante estar com outros Cristãos e louvar ao Senhor juntos. Mas os dias e os anos passam, e Satanás tem planos sorrateiros para você, mesmo que você seja um Cristão de verdade e suas intenções sejam boas.

Satanás tinha outro plano para perturbar o rei Asa, e desta vez o inimigo estava mais perto de casa e não era tão grande e assustador. O plano do inimigo era fortalecer a cidade de Ramá e cortar o abastecimento do rei Asa. Então, o que o rei faria desta vez?

O rei Asa elaborou seu próprio plano, e talvez tenha sido um bom plano. Ele enviou prata e ouro ao rei Ben-Hadade e disse: “Vá lutar contra o meu inimigo”. O plano funcionou. O rei inimigo parou de construir Ramá, e o rei Asa levou as pedras e a madeira e as usou para suas próprias construções.

Talvez tenha sido uma ideia inteligente, mas onde estavam os sacrifícios e o louvor a Deus depois dessa vitória? E onde estavam a música e os gritos? E o que dizer daquelas promessas que ele fez a Deus depois da primeira vitória?

Não adianta muito fazer promessas a Deus, porque somos muito instáveis para cumpri-las. Mas ouça isto! Temos um Salvador maravilhoso que foi até a cruz do Calvário para cumprir Sua promessa a pecadores como você e eu! Se Ele te salvou e você realmente deseja segui-Lo, então Ele lhe dará força todos os dias, se você pedir a Ele. Você não pode fazer isso sozinho. Não confie nas suas promessas; confie nas d’Ele! Seu poder jamais falha!

O rei Asa não estava confiando em Deus; ele havia confiado em ouro e prata. Isso funcionou. Mas este não é o fim da história. Agora, Deus enviou o profeta Hanani para dizer ao rei Asa que o que ele havia feito era errado. Eis o que ele disse: “porque, quanto ao SENHOR, Seus olhos passam por toda a Terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti” (2 Crônicas 16:9).

O rei Asa ficou furioso com isso. A mensagem de Hanani não lhe agradou em nada. Para garantir que não a ouvisse novamente, ele prendeu o profeta. Mas pode alguém silenciar Deus?

O rei Asa contraiu uma doença nos pés. Ele não recorreu a Deus primeiro para resolver o problema; ele recorreu aos médicos e esperou que pudessem ajudá-lo.

Se você é um verdadeiro Cristão, lembre-se: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmo 46:1). Os médicos provavelmente podem ajudá-lo, mas lembre-se também de que toda habilidade e sabedoria vêm de Deus. O Salmo 107:19 diz: “Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e Ele os livrou das suas dificuldades”. Deus certamente fará o melhor por você e, se a doença não for curada, Ele permanecerá com você até o fim. Ele promete: “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5).

Por dois anos, o rei Asa sofreu com essa doença até finalmente morrer. Deus não Se esqueceu daquela vitória alegre em sua juventude, mas como é triste que o rei Asa não tenha continuado a confiar em Deus. E é triste que ele tenha ficado furioso quando o profeta lhe disse que o que ele havia feito era errado. Ele não morreu triunfantemente.

E Deus Se lembra de como você confiou n’Ele um dia, talvez anos atrás. Ele não mudou. Sua sabedoria, amor e poder são para sempre os mesmos. Ele te amou o suficiente para enviar Jesus para morrer por você. Confie n’Ele agora e volte-se para Ele todos os dias da sua vida.

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”
Salmo 46:1

Compartilhar
Rolar para cima