Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus
O Homem Rico e o Mendigo
Lucas 16:19-31
Nem todo mundo tinha dinheiro para comprar um terno roxo, mas este homem rico usava roxo porque todos sabiam que era a cor mais cara que se podia comprar. E suas refeições também eram muito boas, não apenas para um agrado ocasional, mas todos os dias. E mesmo gastando muito dinheiro com roupas e comida, ainda lhe sobrava muito dinheiro para o que quisesse. Ele era um homem muito rico.
Sua casa tinha um portão, talvez porque ele quisesse ter certeza de que ladrões não entrariam. Do lado de fora do portão, havia cães vadios soltos na rua. E havia mais uma coisa do lado de fora do portão; você nunca vai adivinhar o que era. Era um mendigo.
O nome do mendigo era Lázaro, e ele ficava ali deitado com frequência. Os cães vinham lamber suas feridas. Ele provavelmente estava muito magro e, quando chegava a hora do jantar, tudo o que conseguia fazer era desejar algo – qualquer coisa – para comer.
Lázaro morreu, e os anjos o carregaram até os braços de Abraão no céu. Ele não era um estranho ali, pois sabia tudo sobre Abraão. Você sabe sobre ele? Abraão já era idoso quando Deus prometeu que ele e Sara teriam um filho, e Sara também era muito idosa. Mas Abraão creu em Deus.
Você crê em Deus? Você sabe que Ele tem uma promessa para você, se você crer n’Ele? Ele prometeu o perdão dos seus pecados através do precioso sangue de Cristo. Mesmo que você nunca tenha visto Jesus, Será que você simplesmente crerá nisso porque Deus disse? Abraão creu. E o mendigo se sentiu em casa nos braços de Abraão porque também cria em Deus.
O homem rico também morreu e foi enterrado, provavelmente com um funeral caro. Mas depois que morreu, ele não era mais rico; todas as suas riquezas foram deixadas para trás. Ele foi para a eternidade sem nada.
A Bíblia nos conta que o homem rico estava muito infeliz onde estava; na verdade, ele estava em tormento. Deus permitiu que ele visse o mendigo Lázaro no céu, nos braços de Abraão, e oh, como o homem rico implorou por uma gota d’água, apenas uma gota! Ele clamou: “Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama”.
Mas Abraão disse: “Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado”.
Veja bem, ambos os homens já haviam ido além desta vida, e agora havia uma grande separação entre eles – um estava no céu e o outro em tormento – e, pela lei de Deus, essa separação seria para sempre. Ninguém – ninguém – jamais poderá atravessar. Nenhum barco, avião ou qualquer outra coisa pode atravessar essa separação.
Mas você está vivo, e essa separação ainda não está selada para você. Jesus está disposto a salvá-lo hoje, e depois disso Ele lhe dará o poder de viver para Ele.
Após sua morte, o homem rico rogou que seus cinco irmãos fossem informados sobre o horror do lugar de tormento, mas era tarde demais. Se eles não crerem na Palavra de Deus agora, não crerão mesmo que alguém ressuscite dos mortos para lhes contar.
Alguém ressuscitou dos mortos? SIM! Jesus ressuscitou, e é o próprio Jesus Quem convida você a confiar n’Ele agora. Ele nunca mentiu. Sua morada no céu está pronta para todos os pecadores que creem, e a porta ainda está aberta!
Essa grande e infinita separação entre crentes e descrentes é tão real quanto Jesus disse, e não há como mudá-la após a morte. Você tomará sua decisão agora mesmo?
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”
Romanos 6:23
