Origem: Livro: Maravilhosas Histórias de Deus

Uma Visita a Filipo

Atos 16

Certo dia, o apóstolo Paulo e seu companheiro de viagem Silas visitaram Filipos. Ouviram falar de uma reunião de oração à beira do rio, e você pode ter certeza de que foi para lá que foram. Não havia almofadas ou cadeiras confortáveis, apenas terra e pedrinhas no chão para as pessoas que realmente queriam orar ao Deus do céu se ajoelharem. Uma senhora Cristã chamada Lídia também estava lá.

Paulo conhecia muito mais as Escrituras do que o povo de Filipos, mas isso não era para se exibir, porém para compartilhar. Deus abriu o coração de Lídia para convidar Paulo e Silas para se hospedarem em sua casa, mesmo sabendo que Paulo não era uma pessoa popular na cidade.

Paulo e Silas saíram no dia seguinte, e atrás deles seguia uma jovem escrava que era muito boa em adivinhar o futuro. Ela era tão boa que ganhava muito dinheiro para seus senhores. Ela seguiu Paulo e Silas, clamando: “Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo” (Atos 16:17). Por muitos dias, Paulo ouviu a escrava repetir isso, mas logo percebeu que vinha diretamente do diabo. Não, ele não queria a ajuda do diabo na mensagem vinda de Deus! Ele se voltou e expulsou o espírito maligno da escrava pelo poder de Deus, que é mais forte que Satanás.

Foi um alívio maravilhoso para a pobre moça! O poder de Satanás havia sido destruído da vida dela, mas seus senhores também não receberam mais dinheiro, pois ela não tinha mais o espírito maligno que podia prever o futuro. Seus senhores ficaram furiosos e sabiam como causar problemas para Paulo e Silas. Arrastaram os dois homens para o mercado e chamaram os oficiais da cidade para punir os intrusos que, segundo eles, estavam ensinando coisas ilícitas contra os romanos.

Estavam realmente ensinando coisas ilícitas? Não. Mas não lemos que Paulo e Silas tenham dito uma palavra em sua própria defesa.

Os oficiais deram ordens para que lhes açoitassem em suas costas, e isso não foi uma surra pequena. Paulo sabia que o castigo não era justo e também sabia que, se dissesse “Sou romano”, eles parariam de bater imediatamente. Mas Paulo ainda não disse nada. Deus era o defensor deles, e eles deixaram o assunto com Ele.

Após serem açoitados, o carcereiro escolheu um calabouço horrível para eles e prendeu seus pés em troncos. Depois, foi dormir. Por que não? Ele não se importava com eles.

Mas esses prisioneiros eram diferentes. Eles oravam na prisão e depois cantavam louvores! Os outros prisioneiros os ouviam, mas o carcereiro continuava dormindo.

Agora, aqui vai algo para lembrar: Deus sabe o que fazer! Ele enviou um terremoto, um terremoto muito especial que abriu as portas da prisão e soltou as correntes e o tronco de todos os prisioneiros e o carcereiro acordou e pulou da cama, aterrorizado!

Ao olhar para as portas abertas da prisão e ele disse: “Todos se foram! Os oficiais vão me matar por deixá-los ir, então vou pegar minha espada e me matar!” Mas não se esqueçam: Deus se importava com aquele carcereiro, e Paulo e Silas também.

“Não se mate!” gritou Paulo da prisão. “Estamos todos aqui!”

Era meia-noite, e o carcereiro pediu luz. Ele correu para dentro da prisão, tremendo, prostrou-se diante de Paulo e Silas e perguntou: “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?”

O que ele quis dizer? Não salvo dos oficiais, porque pensava que usar sua própria espada seria a resposta para isso. Ali estava um poder que ele não entendia. Salvo de quê? Do poder de Deus contra ele. Você também sente isso? O poder de Deus está contra você e seus pecados, e você não pode escapar tirando a própria vida. Só há uma maneira de escapar, e aqui está: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31). O carcereiro creu e foi salvo do poder de Deus contra seus pecados.

Ele trouxe os dois prisioneiros para sua casa, lavou suas costas machucadas, alimentou-os e foi batizado, ele e toda a sua família, crendo em Deus e regozijando-se. Que noite – e que família feliz!

“Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”
Atos 16:31

Compartilhar
Rolar para cima