Origem: Livro: Um Só Corpo na Prática

O Desejo do Senhor por uma Unidade Visível no Corpo

Sabemos pela Palavra de Deus que o desejo do Senhor era que “Ele reunisse em um os filhos de Deus que estavam dispersos” (JND), para que existisse “um rebanho e um Pastor” (Jo 11:51-52, 10:16). Antes de ir à cruz Ele orou para isso, dizendo: “Pai santo, guarda em Teu nome aqueles que Me deste, para que sejam um, assim como Nós”. E também: “Para que todos sejam um, como Tu, ó Pai, o és em Mim, e Eu em Ti; que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste” (Jo 17:11, 21). Embora estes versículos no evangelho de João não falem diretamente da verdade da unidade do corpo de Cristo, mas sim da unidade na família de Deus, eles mostram claramente que o desejo do Senhor para o Seu povo é que todos fossem encontrados juntos em uma unidade visível sobre a Terra.

Inicialmente o Senhor revelou em Mateus 18:20 os Seus pensamentos de uma unidade prática e manifesta no Seu povo, quando disse: “Pois onde dois ou três são[5] colocados juntos para o Meu nome, aí estou Eu no meio deles” (JND). Observe que Ele não queria que Seu povo fosse apenas “reunido” para onde Ele estava no meio, mas “colocados juntos”. Quando o Senhor disse “juntos”, ele estava aludindo a algo que era muito precioso para Seu coração – que a comunhão prática entre os santos seria uma. Ele desejava que todos, de qualquer parte da Terra, a quem o Espírito de Deus reunisse em Seu Nome, fossem “colocados juntos”. Ele não poderia ter pensado que todos deveriam estar reunidos em um único local geograficamente (como foi no judaísmo – em Jerusalém), mas que eles agiriam juntos nas várias localidades onde o Espírito os reuniu, de modo a dar uma expressão universal ao fato de que são um. Embora Ele não dissesse mais nada sobre isso naquela época, Seu desejo pela assembleia desde o início era que houvesse uma comunhão universal dos santos.
[5] N. do T: Foi usado o verbo “ser” (“são colocados”) e não o “estar” (como na maioria das traduções bíblicas em português de Mateus 18:20) pois “ser” indica uma propriedade ou característica permanente do sujeito ao passo que “estar” indica um estado transitório.

Mas alguém poderá pensar que estamos enxergando nas palavras “colocados juntos” mais do que elas realmente querem dizer, e isto é verdade, pois se tivéssemos apenas o versículo de Mateus 18:20 sobre o assunto de reunir não teríamos base para tais afirmações. Mas quando interpretamos esta passagem à luz do completo teor da revelação Cristã contido no livro de Atos e nas epístolas, podemos ver que o Senhor estava indicando a verdade da unidade da Igreja. Em Mateus 18 ela é apenas sugerida, pois os discípulos ainda não tinham o Espírito e seriam incapazes de entendê-la (Jo 14:25-26, 16:12). O Senhor fez o mesmo em diversas ocasiões de Seu ministério, dando apenas a semente da verdade e deixando que ela fosse desenvolvida por intermédio dos apóstolos depois da vinda do Espírito.

Além disso, aprendemos de João 10:16 que Ele não queria que o Seu povo fosse encontrado em rebanhos distintos e independentes, mas que existisse “um rebanho”, não importando em que lugar da Terra os santos estivessem espalhados. Haveria muitas assembleias, mas um único rebanho. Mais uma vez isto aponta para o fato de que deveria existir só uma comunhão universal de santos sobre a Terra. Não era a intenção de Deus que a comunhão fosse apenas local, confinada a um único grupo de crentes em uma cidade ou aldeia. À medida que o evangelho alcançasse muitas regiões e muitos fossem convertidos, haveria naturalmente muitas assembleias espalhadas pelo mundo, mas o Senhor queria que elas ainda assim continuassem a ser uma única comunhão e um único testemunho.

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