Origem: Livro: Breves Meditações sobre os Salmos
Salmo 19
Esta é a meditação de um verdadeiro adorador de Deus, honrando-O tanto em Suas obras quanto em Sua Palavra. Os gentios deveriam (mas não o fizeram, Rm 1) ter conhecido a Deus por Suas obras, e Israel deveria (mas não o fez, Rm 2) ter guardado Sua Palavra ou Sua lei. O verdadeiro adorador aqui, portanto, condena a ambos e glorifica a Deus em Suas duas grandes ordenanças ou testemunhos.
As obras e a Palavra de Deus têm essas duas qualidades – elas glorificam a Deus e abençoam a criatura, como mostra este Salmo. Assim: o firmamento anuncia a obra das mãos divinas, mas também carrega o Sol que dá seu calor a toda a criação. Portanto, a lei é perfeita, glorificando assim seu Criador como o firmamento, mas também refrigera a alma. A glória de Deus e as bênçãos de Suas criaturas são igualmente cuidadas nas grandes cenas do poder e sabedoria divinos. Mas não há esforço, nenhuma indisposição na Terra para receber bênçãos dos céus; mas o homem deve se estimular, como o salmista aqui faz, para obter a bênção para sua alma que a lei ou a Palavra traz para ele.
Este Salmo é mencionado pelo apóstolo (Rm 10:18) com o propósito de identificar gloriosamente os ministérios dos céus e do evangelho. O serviço que um presta à Terra é como o que o outro presta ao mundo, ambos se difundindo por toda parte para que nada possa ser escondido do calor fertilizante ou do calor salvador. O ministério dos céus à Terra, em sua universalidade, é o padrão do evangelho ao mundo. E o Senhor em Seu próprio ministério divino também era exatamente isso. N’Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; e essa luz ilumina todo homem no mundo (Jo 1:4, 9).
Tal era a competência ou qualidade da luz ou do ministério do Filho de Deus. Em princípio, chegou a todos. Nada na criação está fora do alcance do calor do Sol, e nenhum homem no mundo está fora do alcance do testemunho do evangelho (Cl 1:23).
NOTA: Temos relatos dos pecados voluntários em Números 15 e Deuteronômio 17, e acredito que quando chegamos às passagens do Novo Testamento os vemos em Hebreus 6 e 10.
