Origem: Livro: Breves Meditações sobre os Salmos

Salmo 31

Este Salmo ainda é a declaração do Senhor na ressurreição. Ele relata Seu clamor no dia em que foi designado ao matadouro, quando estava diante de Pilatos e dali foi levado para o madeiro amaldiçoado – quando entregou Seu Espírito ao Pai (v. 5; Lc 23:46). No versículo 10, devemos ler “angústia” em vez de “iniquidade”.

Ele foi então abandonado por todos: calúnia, medo e reprovação estavam por todos os lados; Seus olhos, Sua alma e Seu corpo foram consumidos, e Ele foi tratado como já morto, deixado de lado como um vaso quebrado. Como alguém expressa: “Duvido que Cristo fale pessoalmente” nos versículos 17-18. Pois Ele não estava tratando com os Seus inimigos em julgamento, mas em graça, quando Ele estava aqui. Ele, no entanto, Se entregava Àquele que julgava com justiça (1 Pe 2:23).

Mas na hora mais mortal daquela noite horrível, Ele lembra como confiou em Deus e Se lembrou de Suas misericórdias anteriores. E do v. 19 até o fim, não é mais o relato de Seu clamor nas horas de Pilatos e do Calvário, mas a expressão de gozo e louvor pela ressurreição presente. Ele agora havia trocado a sepultura e o pó da morte pelo poder de Deus em ressurreição. E agora também Ele Se lembra da benevolência do Senhor mostrada a Ele na “cidade segura [fortificada – TB], o lugar dos confederados, do qual Ele havia sido libertado, mas para o qual Ele irá em breve, não como um cativo, mas como um vingador (veja Salmo 60, Salmo 108).

Quão repentina e vigorosamente uma nova corrente de afeições se estabelece no v. 19 e continua até o fim! Não é essa, muitas vezes, a mesma experiência dos santos provados?

E com base em Sua ressurreição, Ele convoca a todos os santos que amem o Senhor e tenham bom ânimo, extraindo uma palavra de exortação para eles (como é comum com Ele) de Sua própria experiência (veja Salmo 27, Salmo 34). Mas eu ainda falaria da ressurreição do Senhor como o penhor de Israel, como acabei de fazer no Salmo anterior, e isso deve ser lembrado aqui.

Compartilhar
Rolar para cima