Origem: Livro: Breves Meditações sobre os Salmos

Salmo 41

Este Salmo também se ajusta a Davi na mesma aflição. O seu início parece falar a respeito de Barzilai, que nos dias de Absalão, Aitofel e Simei, levou em consideração o aflito Davi (2 Sm 17:27, 29). Ele então pleiteia contra seus inimigos e termina com a antecipação de sua própria libertação e a confusão deles para o louvor de seu Deus, o Deus de Israel.

Mas Jesus certamente está aqui, como nos outros. Não poderíamos, não ousaríamos, não o veríamos, no entanto, no versículo 4; e isso me lembra o que já observei no Salmo 27. As filhas de Jerusalém (Lc 23) podem ser consideradas como ocupando, em certa medida, o lugar de Barzilai, como Judas ocupa o de Aitofel, ou a multidão de Simei. E elas moveram a empatia do Senhor, como Barzilai fez com Davi. Deram-Lhe como se fosse um copo de água fria, e isso recebeu sua recompensa. Mas Barzilai é um padrão de todos os que agora, no dia de Sua rejeição, reconhecem o justo Jesus; a quem Ele diz: “vós sois os que tendes permanecido Comigo nas Minhas tentações”.

E bem-aventurado é aquele que assim olha para o mistério do Salmo anterior, e considera o pobre e necessitado Jesus, e que pela fé lança sua sorte com Ele. “Bem-aventurado é aquele”, como Ele mesmo diz, “que não se escandalizar em Mim”. E, no entanto, o orgulho da vida e o curso deste mundo apóstata fazem com que seguir “este Aflito” (ARA) não seja uma coisa fácil ou agradável.

NOTA: Aqui termina o primeiro dos cinco livros em que os Judeus organizaram os Salmos.

Os Salmos 42-49 constituem uma pequena série ou volume. Diz-se que todos eles são “para os filhos de Corá” – uma indicação de que estão conectados uns aos outros. Eles podem ter sido compostos em momentos diferentes, mas isso não importa; o Espírito de Deus os apresentou a nós juntos, e eles assim seguem numa sequência de modo que um assunto seja devidamente desdobrado neles.

Pode-se dizer que o assunto é este: “As tristezas do Remanescente Judeu no último dia, seus triunfos e, em seguida, seu gozo e glória em Sião como cabeça das nações sob seu grande Rei.”

Compartilhar
Rolar para cima