Origem: Livro: Breves Meditações sobre os Salmos

Salmo 55

Este Salmo, ainda como os anteriores, contempla o rei iníquo ou voluntarioso e sua facção. Parte disso é a expressão do Senhor Jesus ao contemplar a traição de Judas e a facção que seguia a ele[3]. Em última análise, é o iníquo, ou algum outro confederado com ele, que faz o Remanescente piedoso sentir sua mão nos últimos dias, e contra quem o Remanescente roga, e que também trai os piedosos, assim como Jesus foi traído por Judas. Pois, visto como Judeu, ou alguém da nação de Deus, Jesus era o Remanescente em Seus dias. Mas este Salmo também é a expressão, em sua medida, do próprio Davi, sob a astúcia e traição de Aitofel em companhia de Absalão (veja 2 Samuel 15-16). João 13:21 nos mostra quão profundamente o Senhor sentiu a conduta de Judas, assim como este Salmo, e também Salmo 41. Mas Seu alívio estava na oração (vs. 16-17; veja também Salmo 69:13).
[3] Nota: Veja as observações sobre o Salmo 27 quanto a uma parte de alguns Salmos, e não o todo sendo a linguagem de Cristo.

Assim, Israel tomou o seu caráter de Judas (At 1:16). Ele os liderou e os representou. Assim, a nação será confederada com o iníquo em breve, e o Remanescente piedoso, como Jesus, encontrará “violência e contenda na cidade” (v. 9).

Podemos observar que o forte pensamento neste Salmo é este: que a cidade é ainda pior do que um deserto. Pois se o aflito aqui pudesse, ele teria trocado a cidade pelo deserto. Mas que visão do homem isso nos dá! Ele torna seu lugar mais terrível do que os refúgios dos animais selvagens! Pois “a cidade” é o lugar do homem. E por meio da luta humana, da fraude e da violência, ela se torna pior do que o lugar das indomáveis criaturas. Nesse estado, o homem é comparado pelo Espírito às bestas mais ferozes do deserto (Dn 7, Ap 13). E todos nós deveríamos ter essa percepção do que é o homem e seu lugar. Jesus descobriu que era assim, e Seu alívio estava apenas em Deus. E Ele poderia dizer a Deus, embora neste lugar do homem, “Tu Me tens mostrado maravilhosamente a Tua bondade numa grande cidade forte” (Sl 31:21 – JND). Mas em breve, esta cidade do homem será derrubada (v. 23, Ap 16:19), e lugar será preparado para a cidade de Deus, onde tudo será paz e gozo.

Compartilhar
Rolar para cima