Origem: Livro: Breves Meditações sobre os Salmos

Salmo 80

Este Salmo parece estar em conexão com o anterior. O Salmo 79:13 sugere o versículo 1 do presente Salmo. Consequentemente, a alma do Remanescente avança em liberdade e confiança. Não há a mesma confissão de pecado, mas um apelo mais forte por libertação e uma percepção mais completa dos conselhos divinos. O Homem à direita de Deus é invocado – o Filho do Homem é tornado poderoso para os propósitos de Deus. Que pensamento, enquanto o proferimos! Pensar que há um Homem, “um Homem real”, agora glorificado nos mais altos céus. E assim é Jesus em ressurreição e ascensão (veja Mateus 28:18; Salmo 110:1; Daniel 7:13; 1 Pedro 3:22).

O versículo 2 refere-se a Números 10, onde, na jornada da congregação, aprendemos que a Arca ia imediatamente à frente do estandarte de Efraim, Benjamim e Manassés, e ao avançar havia um clamor ao Senhor como aqui.

O versículo 17 pode nos lembrar muito especialmente de Mateus 26:64.

O profeta, ao rogar por Israel, é animado por pensamentos ternos e elevados das antigas glórias de Israel, como o apóstolo depois é também animado (Rm 9:1-5). E isso é muito bonito. A própria natureza da ruína evidencia a grandeza do que foi construído e desperta a empatia mais profunda.

Sobre o peso deste Salmo, por assim dizer (veja versículos 3, 7, 19), pode-se observar que temos a Pessoa do Senhor surpreendentemente revelada por meio da Escritura. Assim, considerado sob diferentes luzes, Ele é tanto Aquele que responde à oração quanto o Suplicante. Ele recebe o Espírito e derrama o Espírito (Zc 12:10; At 2:33). Ele é a Rocha (Mt 16:18), e ainda assim Ele olha para Deus como a Rocha (Sl 62). Ele é Um do rebanho (Sl 23), e ainda o Pastor do rebanho (Jo 10). Ele está no trono sendo louvado, e ainda assim o Líder do louvor do povo (Sl 116; Ap 5). Ele é um Sacerdote, e ainda assim os redimidos são sacerdotes para Ele (Ap 20:6). Em um aspecto, Ele é Judeu, desejando o favor divino para Sua nação e esperando que a face de Jeová se volte novamente para Seu povo (Is 8:17). Em outro aspecto, Ele é como o próprio Jeová, o Deus de Israel, com o rosto desviado de Seu povo (Mt 23:39), assim surpreendentemente revelado em Seu lugar divino e humano, tanto como o Cabeça esperado de Israel, quanto como o Deus de Israel. Tudo isso pode ser entendido quando o grande mistério de “Deus manifestado em carne” e seus resultados gloriosos são entendidos. Mas quem pode declarar tudo? (veja Salmo 18).

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