Origem: Revista O Cristão – A Origem e as Atividades de Satanás

A Acusação de Satanás a Jó e seu Papel na Enfermidade de Jó

Ao considerarmos a atividade presente de Satanás no mundo, vejamos um exemplo do Velho Testamento de como Satanás trabalha na vida de um crente. Em Jó 1:1, aprendemos que um homem chamado Jó era justo e temia a Deus. Ele era muito abençoado por Deus em sua vida e tinha muitas terras, gado e possessões. Nos versículos 6-8, nos é dito que, em um certo dia, os filhos de Deus (anjos) vieram se apresentar diante de Jeová Deus, e Satanás também veio ali entre eles. Satanás acusou Jó diante de Deus e disse que Jó amaldiçoaria a Deus na Sua face se todas as possessões dele fossem tiradas. Como prova, Deus permitiu que Satanás destruísse quase tudo o que Jó tinha. Mas Satanás estava errado, e Jó não pecou nem amaldiçoou a Deus (Jó 1:22). Então, o maligno Satanás veio novamente à presença de Deus para acusar Jó e disse que, se ele ficasse muito doente, amaldiçoaria a Deus. Novamente, Deus permitiu que Satanás colocasse a mão em Jó e todo o seu corpo ficou coberto de uma chaga maligna. Mas, ainda assim, Jó não amaldiçoou a Deus.

Agora, antes de prosseguirmos, por que Deus permitiu que Satanás colocasse a mão em Jó dessa maneira? Será que Deus não amava Jó? Sim, Ele amava. Será que Jó não era justo e temente a Deus? Sim, ele era. Então, como Deus poderia permitir tal coisa? Foi porque havia um problema oculto com Jó – um problema tão difícil que Deus não poderia tratar com ele de outra maneira. Perceba que havia uma pequena semente crescendo no fundo do coração de Jó que ninguém mais podia ver, e o próprio Jó mal tinha consciência disso. Você se lembra de como essa mesma semente cresceu no coração de Satanás? Deus amava Jó e não queria que ele se tornasse uma árvore de rebelião, por isso Ele permitiu que essa grande provação entrasse na vida de Jó. No final do livro de Jó, ele se arrependeu completamente desse pecado (Jó 42:6) e Deus o abençoou com muito mais do que ele tinha antes (Jó 42:10-16).

Há outro ponto muito importante que devemos considerar sobre Jó. Quem colocou a mão nele – Deus ou Satanás? Embora Deus tenha permitido, Satanás foi quem causou todos os problemas e enfermidades de Jó. Então, se era Satanás colocando a mão em Jó, não deveria ele responder a Satanás e apaziguá-lo para terminar com as hostilidades? Absolutamente, não! Você nunca encontrará Jó ou qualquer outro crente tratando com Satanás dessa maneira. Na verdade, Jó nunca se comunicou com Satanás de forma alguma. Deus havia permitido a provação, e era com Deus que Jó tinha que tratar. Ninguém pode prejudicar um crente de forma alguma, a menos que nosso Deus amoroso permita. Assim como Jó, nunca devemos tratar com Satanás ou demônios quando surgem problemas. Nosso relacionamento é com Deus, e é com Ele que temos que tratar (Hb 4:13).

T. Ruga

Compartilhar
Rolar para cima