Origem: Revista O Cristão – Andando Dignamente

Andar Digno da Vocação, do Senhor, de Deus e do Evangelho

Em Efésios, vemos a expressão “andar digno” em conexão com o caráter da epístola. Ela trata do Cristão e depois dos privilégios da Igreja, e então o santo é exortado que enquanto estiver na Terra deve andar “como é digno da vocação”.

Em Colossenses, onde a glória da Pessoa de Cristo é enfatizada, eles devem “andar dignamente diante do Senhor”.

Em Tessalonicenses, eles, que uma vez viveram sob o poder de demônios e foram levados a conhecer o único Deus verdadeiro, são exortados para que se “conduzísseis dignamente para com Deus”. A respeito deles que nos é dito: “como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro”.

Em Filipenses, onde o Evangelho é apresentado como estando em conflito no mundo, eles deveriam andar dignos do Evangelho (Fp 1:27). Então Paulo foi “posto para defesa do Evangelho”. Timóteo havia “servido com ele no Evangelho”. As mulheres haviam “contendido com ele no Evangelho”. Então Paulo foi “posto para defesa do Evangelho” e foi preso por causa disso. Era necessário um andar correto, mas eles não deveriam ficar aterrorizados por seus adversários. O verdadeiro Evangelho estava, como uma causa, em conflito no mundo. A mensagem era de dignidade infinita e deveriam andar de maneira digna dela. Eles estavam “trabalhando juntos no mesmo conflito com a fé do Evangelho” (JND) no mundo – não “pela” fé, mas “com” a fé, como estando associados a ela e seus conflitos.

Os Tessalonicenses deveriam “andar dignos de Deus”, como filhos queridos, “que vos chama para o Seu reino e glória”. A manifestação divina da dignidade de Deus é vista no homem Cristo Jesus, o Senhor. Ele está agora no céu. Na Terra, aqueles que O chamam de “Senhor” devem andar dignos d’Ele. Eles foram chamados para terem parte em um lugar com Ele, no céu, e compartilhar de Sua herança. Agora eles devem viver na Terra de uma maneira que manifeste a dignidade de seu chamado.

The Remembrancer (1893)

Compartilhar
Rolar para cima