Origem: Revista O Cristão – Anjos
Anjo como Representante do Senhor
Sabemos que os anjos agem como mensageiros ou administradores de Deus neste mundo e estão ocupados em transmitir boas novas ou executar julgamento. De fato, a palavra hebraica para “anjo” significa “mensageiro”. Além disso, o termo “anjo” é frequentemente usado na Palavra de Deus para falar de alguém que representa outro, sem que ele esteja pessoalmente lá. Por exemplo, aqueles que estavam orando por Pedro (At 12:12-17) não acreditavam que fosse Pedro quem batia à porta, mas diziam: “É o seu anjo”. Também lemos sobre crianças pequenas que “seus anjos nos céus sempre veem a face de Meu Pai que está nos céus” (Mt 18:10).
No entanto, existem muitas vezes na Escritura quando a palavra “anjo” é usada para significar a presença divina, embora possa às vezes ser um anjo literal, ou poder angelical, que realiza o ato. Sobre esse uso da palavra, J. N. Darby faz este comentário: “Em Êxodo 23:20-21, o Senhor diz: ‘Eis que eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele’. Deus vai diante deles pelo poder angélico, por aquilo que Ele chama de Meu Anjo (v. 23) – isto é, uma intervenção de Deus daquela maneira que era, de fato, Ele mesmo, apenas sob a forma de poder angélico. Assim, Jacó diz (Gn 48:15-16): ‘O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia; O Anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes’. Do mesmo modo, onde Deus, como EU SOU, Se manifestou numa chama de fogo na sarça, Ele é chamado ‘o Anjo’ na sarça (Êx 3:2). Onde Jacó declara em Peniel (isto é, a face de Deus) que ele viu Deus face a face e viveu, Oséias diz: ‘Lutou com o Anjo, e prevaleceu’ (Os 12:4 – JND). Assim, no caso de Manoá, é dito: ‘agiu o Anjo maravilhosamente’ (ARC) e Manoá diz: ‘temos visto a Deus’, e as palavras são recebidas como de Jeová, dizendo-lhes tais e tais coisas (Jz 13:19-22). Ele é chamado durante toda a passagem de ‘Anjo do SENHOR’, como muitos o traduzem. Após o que é mencionado em Êxodo 23, Israel fez o bezerro de ouro. O Senhor teria Se recusado a ir com eles, pois, se presente, ele deve consumi-los e declarou que enviaria um anjo com Moisés. Moisés intercede e o Senhor diz que Sua presença irá com ele”.
Encontramos o mesmo uso da palavra no Novo Testamento, pois não há dúvida de que o “anjo forte” mencionado em Apocalipse 10:1 é o próprio Senhor. Ele está “vestido de uma nuvem”, o que é indicativo da presença divina, e Sua reivindicação subsequente à Terra e ao mar não deixa dúvidas sobre Quem Ele é. Além disso, em Atos 7:38, Estevão se refere ao “anjo que lhe falava (a Moisés) no monte Sinai”, e isso é claramente uma referência ao Senhor.
A face de Deus
Podemos muito bem perguntar por que o Senhor escolheria agir dessa maneira. Certamente, o Senhor pode e intervém na vida dos que são Seus ou executa juízo por meio do poder dos anjos. Às vezes são visíveis, mas geralmente sua obra é feita fora da visão do homem em geral. Mas, em certas ocasiões, o próprio Senhor deseja tornar conhecida Sua presença e usa o poder angelical ou a forma de um anjo para fazer isso. Se Ele aparecesse em Sua glória como Deus, o homem não poderia contemplá-la. O rosto de Moisés resplandecia quando ele esteve no monte, de modo que os filhos de Israel não podiam olhar para ele, embora ele não tivesse contemplado diretamente o rosto de Deus. Assim também em qualquer outro momento, o homem não podia olhar para o rosto de Deus e viver. Mas, agindo por meio dos anjos e com poder angelical, Ele podia manifestar-Se claramente às vezes, permanecendo, por assim dizer, oculto aos olhos do homem. Nesses casos, Ele deixou claro, por Sua voz e Suas palavras, que era o próprio Deus Quem estava falando. Que graça, que Deus Se dignaria a falar com o homem e fazê-lo de uma maneira que mostrasse claramente Quem Ele era, mas também de uma maneira que o homem não fosse consumido.
