Origem: Revista O Cristão – Além da Morte
Aperfeiçoados
“Porque ainda um poucochinho de tempo, e O que há de vir virá, e não tardará” (Hb 10:37). Em Hebreus 11:32-40, somos informados do motivo pelo qual devemos ter paciência no sofrimento e na espera da vinda do Senhor. Os “dignos” dos quais ele fala são aqueles de quem o mundo não era digno. Eles obtiveram um bom testemunho [registro] pela fé, mas não receberam a promessa: “provendo [havendo previsto – JND] Deus alguma coisa melhor a nosso respeito”. O que isso quer dizer? “Para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados”.
O que ele quer dizer com “aperfeiçoado”? Esses que morreram na fé estão descansando com o Senhor há muito tempo, mas não estão perfeitos. Em que sentido eles estão imperfeitos na presença de Deus? Eles estão ausentes do corpo e estão presentes no Senhor, mas estão, no que é chamado em outra passagem, num “estado despido”. Ser aperfeiçoado aqui se refere à ressurreição. Quando Deus criou o homem, Ele não o fez sem um corpo, e a morte tem entrado e separado o homem de seu corpo, despe-o de seu corpo, e ele está desvestido, sem o seu corpo. A ressurreição o traz de volta à perfeição. O homem está vestido de novo com seu corpo. Ele está vestido com um corpo que nunca conhecerá a morte. O homem já tem uma alma que nunca morrerá, mas ainda não um corpo que nunca morrerá. Tudo isso é desenvolvido e ampliado em 2 Coríntios 5.
“Não porque queremos ser despidos” (2 Co 5:4). Se a morte vem, é muito abençoado para o crente. É muito melhor “partir e estar com Cristo”, mas não é o que queremos. Como o apóstolo diz: “não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida”. É isso que acontecerá na ressurreição. Eles serão vestidos com corpos imortais e incorruptíveis, corpos espirituais.