Origem: Revista O Cristão – O Apóstolo Paulo

O Evangelho que Paulo Pregou

Aprendemos por meio do evangelho de Paulo que o crente é “justificado de todas as coisas” (At 13:38-39 – ARA). A leitura correta do versículo é “n’Ele, é justificado todo aquele que crê”, não “por ele”. Só Paulo ensina que o crente está “em Cristo”.

Aprendemos com o ministério de Paulo a verdade do “um só corpo”. Cristo e Sua Igreja são um. Isso é visto em Efésios 3:16 e 1 Coríntios 12:12-13.

Aprendemos também uma verdade acrescida quanto à ceia do Senhor. Antes da revelação de Paulo, eles estavam partindo o pão, comemorando assim a morte do Senhor (At 2:42). Agora, Paulo acrescenta a bem-aventurança da verdade de que o um pão é um símbolo da nossa unidade com Cristo. Ele recebeu isso “do Senhor”, isto é, por revelação (1 Co 10:15-17; 1 Co 11:23-26).

Aprendemos do ministério de Paulo a verdade do “arrebatamento” – a vinda do Senhor para nos receber para Si mesmo antes do dia da tribulação. Veja 1 Tessalonicenses 4:13-18. Esta é a primeira revelação da vinda do Senhor para nós, antes do dia de glória para Israel.

Também aprendemos com o evangelho de Paulo que o crente que passar pela morte está ausente do corpo e presente com o Senhor (2 Co 5:8). Não houve positivamente nenhuma revelação dessa verdade até que Paulo a desse. Nenhuma Escritura do Velho Testamento revela essa verdade preciosa. O ladrão que estava morrendo foi o primeiro dos quais temos algum registro para ouvir sobre isso, e ele recebeu isso somente para si. Paulo recebeu para a Igreja, isto é, para todos os santos.

Só Paulo nos diz que na ressurreição os crentes terão corpos incorruptíveis e imortais. Adicionado a isso, ele também diz que nosso corpo será como o de Cristo (Veja 1 Coríntios 15:35-54 e Filipenses 3:21).

É muito importante ver que somente Paulo nos dá todos os ensinamentos acima, que ele recebeu, não lendo o Velho Testamento, mas por revelação. Não foi o cumprimento das promessas do Velho Testamento (das quais Pedro fala), mas sim novas revelações de Cristo em glória. Tudo está ligado ao nosso chamado celestial.

G. H. Hayhoe

Compartilhar
Rolar para cima