Origem: Revista O Cristão – Aves
Aprendendo com as Aves
Atualmente Israel tem um problema que não é tão proeminente quanto muitos outros e que não é exclusivo desse país. Tal problema é encontrado onde quer que os aviões voem. Por causa de sua posição central peculiar, no coração de três continentes, passam por Israel as rotas migratórias de mais espécies aves do que em qualquer outro país na Terra. Um piloto israelense hoje enfrenta maior perigo de ser atingido por um pelicano em migração do que de ser atingido por tiros de armas humanas. A estimativa de aviões perdidos por causa de aves em anos recentes é maior do que as perdas causadas pelas forças combinadas de seus vizinhos árabes.
A migração das aves
Nos meses do outono, a migração aumenta à medida que as aves se dirigem para climas mais quentes. A cada primavera e outono, cerca de meio bilhão de aves voam por essa rota. Em suas pesquisas, os homens aprenderam que as aves seguem um plano de voo bem específico e em altitudes definidas. Como os homens não podem proibir os voos das aves, eles procuram evitar ou mesmo banir seus próprios aviões dessas rotas migratórias em determinados momentos.
O Senhor procurou alcançar o coração de Jó fazendo perguntas. Em Jó 39:26, o Senhor faz a Jó a pergunta: “Voa o gavião pela tua inteligência, estendendo as suas asas para o sul?” Quando consideramos a migração anual de um número tão vasto de aves, certamente ficamos maravilhados. Ela inclui aves bem pequenas, tais como o beija-flor, bem como de aves bem grandes, tais como a águia. Por que elas migram para o sul no inverno e para o norte no verão? Como sabem quando ir e quando retornar? Como todas estas aves encontram sua rota e chegam ao seu destino com precisão no mesmo tempo ano após ano?
Sabedoria no íntimo
O Senhor pergunta em Jó 38:36: “Quem pôs sabedoria no íntimo?” Tal coisa se aplica ao pequeno beija-flor? Certamente se aplica e explica o que os homens não conseguem. Quanto à pergunta, “Como as aves encontram seu caminho?”, um escritor admite que ninguém pode realmente responder a essa pergunta intrigante.
Como é maravilhoso conhecer o Criador que colocou sabedoria no íntimo! Conhecer o Criador é realmente maravilhoso, mas conhecê-lo como Redentor é maior do que conhecer toda a Sua criação. Se você e eu entendermos o poder e a bondade de nosso Deus Salvador, podemos alegremente fazer o que Pedro exorta em 1 Pedro 4:19: “Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-Lhe a sua alma, como ao fiel Criador, fazendo o bem”.
Outra coisa que podemos aprender com as aves é ensinada no Salmo 84:3: “Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos Teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu”. Aí vemos que a ave de menor valor, o pardal, e a ave mais inquieta, a andorinha, encontram casa e lugar para os seus filhotes no lugar de adoração do Senhor dos Exércitos. Hoje temos dois refúgios para nós e nossos filhos – o lar Cristão e a assembleia, onde o Senhor está no meio.