Origem: Revista O Cristão – Autoridade

Para Que Não Percam o Ânimo

A primeira exortação aos pais em Efésios 6 é: “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos” e, em Colossenses, “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos” (Cl 3:21). A exortação segue com a chamada para que os filhos obedeçam aos seus pais. Os pais são colocados em autoridade quase absoluta na família e, portanto, a primeira coisa que o Espírito de Deus faz ao Se voltar para os pais é adverti-los quanto à maneira pela qual devem exercer sua autoridade. Sabendo o que é a carne, mesmo em um Cristão, e como somos aptos a ser tirânicos e opressores no lugar em que Deus nos colocou, Ele, em terna consideração por aqueles que são colocados na posição de sujeição, diz: “não provoqueis a ira a vossos filhos”. Os pais têm controle quase ilimitado (limitado apenas pelas palavras acrescentadas ao mandamento “no Senhor”) sobre seus filhos, mas são por este meio advertidos de que devem ser cuidadosos diante de Deus quanto ao método de seu governo. Devem considerar os sentimentos de seus filhos e, embora nunca devam retirar “nem um jota ou um til” do que é devido ao Senhor, devem lembrar-se da fraqueza de seus filhos e não sobrecarregá-los com mais do que possam suportar, para que não percam o ânimo.

A ternura de Deus pelos filhos 

Uma ilustração mais marcante da ternura de Deus pelos filhos dificilmente poderia ser concebida – uma ternura que foi exemplificada repetidas vezes pelo nosso bendito Senhor, enquanto esteve aqui na Terra – o que é expresso neste mandamento especial aos pais. Todos nós sabemos como somos aptos a ser caprichosos ou duros em nosso governo e, portanto, precisamos desse lembrete. Que todos os pais se lembrem de que, se por um lado Deus lhe deu o governo sobre sua família, por outro, Ele definiu cuidadosamente o caráter em que isso deveria ser exercido, e que ele é tão responsável pelo caráter quanto pelo governo.

“Para que não percam o ânimo”. Como é fácil desencorajar uma criança, e especialmente dos corretos caminhos do Senhor. Com suscetibilidade aguda e terna, de rápida observação e rápida detecção de inconsistências, a severa disciplina e repreensão poderão muito rapidamente desfazer anos de ensino paciente e rapidamente prejudicar os esforços mais diligentes para educá-los na doutrina e admoestação do Senhor. Os pais nunca serão cuidadosos o suficiente neste ponto, e ajudará a eles que se lembrem que eles detêm a sua posição por que Deus os colocou ali e que seus filhos devem ser governados e treinados para o Senhor.

E. Dennett

Compartilhar
Rolar para cima