Origem: Revista O Cristão – Batalha Cristã

Treinado e Armado

“Abrão armou seus servos treinados” (Gn 14:14 – KJV) e conquistou o inimigo. Eu acredito que há uma necessidade especial nos dias atuais de os Cristãos, serem “treinados” e “armados”. Qual é o treinamento e quais são as armas para nós? Eu pergunto ao meu próprio coração, ao ver alguns que foram levados pelo inimigo: “Estou bem armado?” E pergunto: “Você está disciplinado e armado, de modo a não correr o risco de ser levado por algum artifício do inimigo?” Essa é a questão para nós. Devemos certificar-nos de que estamos armados; Ló não estava, e muitos Cristãos não estão. Os efésios foram exortados pelo apóstolo Paulo a tomar toda a armadura de Deus. Pedro também adverte os santos: “já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento [essa mente – JND] (1 Pe 4:1). E por que precisamos dessas exortações, se já estamos armados? A resposta traz diante de nós a chave para todo o assunto. Aquele que pisou esta Terra antes de nós, a Quem Pedro se refere, é o Senhor. O inimigo nunca teve qualquer vantagem sobre Ele ou O desviou do caminho certo. Devemos estar armados com a mesma mente. Que mente estava n’Ele? Filipenses 2 nos revela isso. Ele obedeceria e serviria; Ele faria apenas a vontade de Deus. Somente desistindo da minha vontade posso ser como Cristo, pois Cristo fez a vontade de Deus. Tanto a obediência quanto a submissão devem ser verdadeiras em nós, se quisermos segui-Lo completamente.

Ló é um exemplo de alguém que foi levado cativo por sua própria vontade e, portanto, estava nas mãos do inimigo (embora, sem dúvida, sem perceber) muito antes da ocasião de Gênesis 14. Ele fez uma escolha deliberada do que era mais fácil para a natureza no capítulo 13. Mas veio um tempo especial de prova para Ló e sua casa, que trouxe tudo à tona. Deus permite que tais provações especiais venham, para nosso proveito.

O apóstolo armando Timóteo 

É muito comovente notar a terna solicitude do apóstolo Paulo, o velho servo do Senhor, em relação àqueles a quem ele estava deixando para trás. Ele mesmo estava tirando a armadura. Ele diz: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. Ele estava treinando e vestindo a armadura em Timóteo. Ele diz que deve haver domínio próprio e perseverança. “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida”. Não devemos parar de lutar; desistir deste conflito nos fará enredar no mundo. “Conserva o modelo das sãs palavras”. “Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor”. “Procura apresentar-te a Deus aprovado”. “Foge, também, dos desejos da mocidade”. “Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro”. “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste”. Em relação aos outros, ele disse: “Destes afasta-te”. “Pregues a Palavra, instes a tempo e fora de tempoMas tu sê sóbrio em tudo”. São passagens que formam um treinamento ou exercício contínuo que mostram claramente o objeto do apóstolo nesta epístola. Ele está armando o homem de Deus como alguém que conhecia bem o poder sutil do inimigo e o valor e a necessidade de tal armadura. Sem essa armadura, ninguém pode ser um homem de Deus, “preparado para toda a boa obra”.

Como o Senhor Jesus 

O Senhor Jesus passou por essa cena antes de nós, “saqueando” triunfantemente a casa do inimigo e libertando seus cativos das suas mãos. Você deseja passar por este mundo como Cristo? Então você deve ser como Ele. O que quer que outros façam, você precisa, conforme ensinado na Palavra e pelo poder do Espírito, esmagar todo movimento de sua própria vontade que se levanta em oposição ao seu chamado como Cristão. Você precisa sofrer; você precisa ser “treinado” e “armado”. Sem essas coisas, você está apenas fornecendo ao inimigo meios e armas contra você mesmo, que mais cedo ou mais tarde ele usará. Mas, na medida em que somos semelhantes a Cristo, Ele não apenas nos usará, mas também continuará a nos preservar, para a glória e louvor de Seu santo nome. Mas a batalha ainda não terminou, e “não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge” (1 Rs 20:11).

The Christian Friend

Compartilhar
Rolar para cima