Origem: Mensagens do Amor de Deus – O Bom Pastor
Maravilhas da Criação de Deus:O Urso Negro Americano
“E as feras entram nos seus esconderijos e ficam nas suas cavernas. Da recâmara do sul sai o tufão, e do norte o frio” (Jó 37:8-9)
O urso-negro americano, frequentemente avistado por caminhantes em florestas e regiões montanhosas, é a menor espécie de urso da América do Norte. Tem cerca de um metro e meio de comprimento e pesa em torno de 136 quilos. Possui pernas curtas com garras poderosas e um toco de cauda. Embora tecnicamente conhecido como urso-negro, ele às vezes apresenta coloração marrom-clara ou canela, mas não deve ser confundido com o urso-pardo-do-Alasca, que é o maior urso da América do Norte.
Tímidos por natureza, os ursos-negros evitam as pessoas, e é raro que ataquem alguém, a menos que seja um urso jovem que não saiba muito bem como encontrar comida. Eles também podem se tornar agressivos se forem alimentados por humanos. Essa é uma das razões pelas quais os guardas florestais alertam as pessoas para não alimentarem ou se aproximarem de animais selvagens, especialmente ursos.
A dieta do urso-negro inclui grama, raízes, frutos silvestres, nozes e outros vegetais, além de peixes, pequenos animais, animais mortos, formigas, abelhas e mel. Ao abrir colmeias, o urso se protege das picadas das abelhas com sua pelagem espessa. Eles comem mais frutas vermelhas e outras frutas no verão, mas concentram-se em nozes gordurosas no outono para se prepararem para a hibernação.
Os ursos-negros do norte hibernam individualmente em cavernas ou tocas no outono, permanecendo nesses locais até o início da primavera. Durante esse período de hibernação, as fêmeas dão à luz de dois a cinco filhotes. Eles têm aproximadamente o tamanho de um gatinho, são sem pelos e cegos por cerca de um mês. O leite materno é seu único alimento até a primavera, quando já atingiram o tamanho aproximado de um gato adulto.
Quando saem da caverna na primavera, a mãe ensina seus filhotes a encontrar comida, subir em árvores e se proteger de predadores. Eles permanecem perto da mãe por 16 a 18 meses. Os filhotes são cheios de energia – brincam de luta, sobem em pequenas árvores e as balançam para frente e para trás antes de pular. Eles adoram descer de uma árvore menor até o chão e depois subir de volta para fazer tudo de novo… repetidamente.
A hibernação dos animais é mencionada no versículo bíblico que inicia nossa leitura. Deus conhece tudo de todos os animais e também cuida deles. Ninguém jamais viu um urso ou qualquer outro animal infeliz por causa do tempo frio. Dessa forma, os ursos são mais sábios do que muitos de nós, já que frequentemente reclamamos de coisas desconfortáveis. É muito melhor confiar em Deus mesmo nas dificuldades, lembrando que Ele faz tudo cooperar para o nosso bem (Romanos 8:28) e que Ele diz: “Em tudo dai graças” (1 Tessalonicenses 5:18).
